E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

domingo, 26 de dezembro de 2010

Cidão

Era uma janela aberta. Do lado esquerdo a imagem de uma santa. Ouço minha mãe aconselhá-la sobre a ceia, que participe, que esteja, mesmo a despeito da vontade. Minha vó em frente ao companheiro de mais de meio século deitado na cama, um homem guloso da vida que agora se alimenta por uma sonda que insiste em incomodá-lo no nariz.Essa senhora quase octagenária veste a camisa rosa listrada que acaba de ganhar. Seus olhos, os quais eu gostava de descrever orgulhosa quando criança serem verde piscina, brilham no bom humor desse rosto que teima ser belo. No chão chinelos modernos contrastam com a madeira que cobre a casa que na infância serviu de morada para as nossas brincadeiras de esconde esconde e a gritaria dos primos. Ele, agora deitado em um sono que não imaginamos, esbravejava na época, ele podia e queria assistir a televisão. Ele chama por alguém. Meu irmão? Não entendemos, não há o que entender. O homem forte, progenitor, o patriarca é vencido pela vida, dizem que pelo cigarro. Ficamos a contemplá-lo com uma nostalgia besta, daquelas que nós ingênuos que somos, sentimos ao ignorar (ou esquecer), o triunfo que foi, que é, estar e ter. Ele continua...

Aufwiedersehen.

4 comentários:

ap disse...

Como deve ser dificil dizer adeus a alguem que nos acompanhou por meio século. Como deve ser dificil dizer adeus a vida quando se é tão guloso por ela.
Fiquei com os olhos mareados. Lindo texto.
Bjs
AP

Breno Yared disse...

Olá, Vaneide! Valeu pela visita ao meu blog. Estou seguindo o seu. Um prazer!

Fábio Babo disse...

Lindo texto mesmo, Van!

É exatamente isso o que tem rolado, o que rolou quando estive lá. Engraçado, enxergo muita beleza nessa tristeza, que não consegue nem chegar a ser grande. Viva Cidão, Viva Maria.

Beijo irmã querida!

Maria aparecida gaino albiero disse...

Minha querida escritora

Às vezes a vida nos prega algumas peças que não sabemos como costurá-las ou atuá-las em determinados momentos... mas como ela é linda diante de tantas peripécias!
Sabe, vivenciando todos estes momentos que vc descreveu tão bem, agradeço a Deus pela sobrinha (...postiça) que Ele me deu, hoje tão crescida, tão mulher... analisando aspectos raros, mas verdadeiros, que só quem sente n'alma tudo isso pode descrever tão bem. A vida é um ciclo! Que o Senhor da vida nos ajude a vivenciar cada um com muita determinação, garra, alegria, contaminando cada um a sua volta.
Eu te amo muito, minha querida. Obrigada por nos fazer refletir sempre.
Bjos mil!
Tia Gan