E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Precisamos falar sobre mansplaining

"Querida, veja bem..." 
"Não linda, é assim..."
"Fica calma, deixa eu te explicar..."

Essas são algumas das expressões mais caricaturais para demonstrar o mansplaining, que é um termo existente somente em inglês e denomina uma atitude que os homens têm em relação às opiniões femininas, julgando-se superiores na comparação de gênero especificamente, não tem nada a ver com experiência, estudo, nada disso. É algo que acontece muito nas universidades, vide imagem abaixo.

Foto de uma escultura no campus da universidade do Texas que se tornou viral como o conceito perfeito de mansplaining.

Se eu pudesse traduzir porcamente para o português, o mansplaining seria um tipo de condescendência, uma atitude parecida com pena, quando você subjuga o seu interlocutor, algo muito contraproducente em qualquer circustância.
Nessa caso, como já dito, há um recorte de gênero, e que acontece há séculos. O Mansplaining parte do princípio de que a mulher é inferior, por ser mulher, um ser humano incapaz no momento em que recebe o seu segundo X genético.

Essa é uma atitude muito pouco falada e conhecida, em contraponto ao quanto ela acontece, e soa como algo comum por que é comum mesmo, infelizmente.
Eu quis trazer esse assunto a partir do momento em que comecei a ver homens que me são queridos, e que têm um coração generoso fazendo mansplaining com suas companheiras e amigas. Assim como no patriarcalismo, o mainsplaining que é um produto desse mesmo sistema, é o que deve ser combatido e não os homens. É importante reconhecer a existência dele para que na próxima vez em que a sua esposa/namorada/amiga/colega emitir a opinião dela sobre qualquer tema, você homem, possa fazer um esforço extra construção social de ouvi-la como a um igual, parece simples, mas não é não! Acredito na competência de vocês, vamos parar com essa porcaria de mansplaining.

Para maiores informações: http://mansplained.tumblr.com/

#ficaadica e Aufwiedersehen!!

Nenhum comentário: