E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Careta, brega, tá na boca do povo!

A mídia (nós, as pessoas) cria, as vezes (sempre), novos fenômenos normalmente tachados pelo clã cool contemporâneo como brega, careta, infantil, ou superficial. São muitos os exemplos, desde Dan Brown e o Código da Vinci, até a atual e tão comentada saga Crepúsculo. Eu assumo q já me importei muito com esse tipo de julgamento, lá pelos tantos do primeiro ano de faculdade, qdo eu me via como uma rebelde com causas eternamente pertinentes, e com todas as respostas embaixo da língua contra o chamado status quo. Graças a Deus e a meu pai, esse meu comportamento não durou muito e eu voltei a me entregar às delicias da "Industria Cultural". E não tem Pânico, Tiririca, Novela das 8 ou filme teenager yankee suficiente q mate minha sede de "abobrinha". Não quero fazer aqui uma ode ao dito "superficial", assumo aqui q tbm gosto de arte, cultura, do erudito em si, mas what a hell, vamos ter um pouco de diversão leve e descompromissada!

Inevitável citar aqui, o hit do momento, a saga Crepúsculo. Vou comentar algo por aqui, mas já adianto q eu não vou sair de nenhum lugar, tomar nenhum partido e muito menos acrescentar algo à discussão. Eu só quero mesmo escrever sobre isso, pq tem sido muito comentado, e eu senti tb, (e principalmente) a necessidade de me assumir, aqui nesse meu espaço, com mais uma das milhões de seguidoras desse novo fenômeno.
Existem muitas críticas, as mais novas q tenho lido, dizem respeito à natureza conservadora da mensagem passada a esses jovens leitores e telespectadores, uma vez q a autora, como boa mórmon, define um amor q só chega às vias de fato (spoiler), depois do casamento, contradizendo toda uma cultura vampiresca de subversão e quebra de sistemas pré definidos de conduta moral na sociedade. (leia em: http://blog.estadao.com.br/blog/marcelorubenspaiva/?title=broxante_1&more=1&c=1&tb=1&pb=1).

Bom, hum...sei...ai vem a minha (não)cooperação em toda essa discussão. Eu acredito q o pessoal sempre vai criticar, e isso q é o bacana do ser humano, ainda mais quando se trata de algo q está na boca do povo no momento. Mas eu tbm acho bacana a pessoa tentar ver o filmezinho, dar uma lida no livrozinho, pra dai então comentar, e não apenas comentar o comentado pelo comentarista. Ou simplesmente, dar a mão a palmatória à realidade de um grande sucesso mundial, q não se construiu sozinho, mesmo seguindo todos os padrões pré determinados pela sociedade dura e conservadora americana.
Agora o meu ponto de vista. Vcs confiam em mim?No meu julgamento?

Quando eu voltei da Alemanha eu não conseguia me concentrar em algo realmente profundo, q viria a me acrescentar como profissional, ou pessoa, ou algo do tipo (tá começando a parecer justificativa, mas q seja!), e então, eis q mamãe comentou comigo sobre o tão fadado livro. Aconteceu q eu simplesmente devorei os quatro livros da série. A autora ganhou a minha admiração, mostrando-se interessante, romântica, e uma grande conhecedora da alma adolescente, e é isso. Ela escreveu, colou, captou a mensagem e tá faturando. A história é bem construída, e o grande triunfo são realmente os personagens bem elaborados e críveis em suas peculiaridades. É claro q precisa ainda comer muito feijão para poder pisar no mesmo chão q J.K. Rowling, mas ela merece os parabéns, e o respeito por causa disso.
Mas vamos continuar criticando tbm, q vale a pena!

Aufwiedersehen!!

Nenhum comentário: