E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Figuras...

Ontém começamos um novo tema dentro do curso de criação literária, a poesia. Nunca fui muito afeita a ler poemas, ou escrevê-los, mas ouvindo à introdução do professor a respeito dessa arte, não pude deixar de pensar no efeito que esses princípios podem ter na minha vida real. Lembrei-me de minhas aulas de literatura, de quando aprendíamos sobre comparação e metáfora, as figuras de linguagem, hipérbole, o eufemismo, tudo muito presente. Pensei na diferenciação de comparação e metáfora, a professora costumava dizer: "em comparação você usa o 'como', 'Essa mulher é bela como uma flor', a metáfora deixa isso implícito, sem o 'como'". Lula usa muito, e conquistou multidões por causa do alcance do seu carisma (não se pode negar), mas também por esse discurso ilustrativo que é a metáfora (sou contra o Lula, para deixar claro). Todo esse poder de tornar palpável o que se quer falar, sem conscientemente querer falar, essa luta entre o objetivo e o abstrato. Pensei que quem conseguisse dominar os poderes da metáfora, bem podia dominar o mundo. Pensei mais um pouco em uma piscina semi olímpica de 25 metros, que ao nadar mais rápido acabo não sentindo tanto cansaço e dor imediatos, que ao limpar meus óculos consigo enxergar melhor, mas eles logo ficam embaçados novamente...que mesmo cansada, eu preciso seguir nadando até completar o que a professora pediu que eu fizesse e que isso no final valeria a pena. Tudo isso eu pensei nadando...

Aufwiedersehen!!

Nenhum comentário: