E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Onde está o x?

Desde pequena eu tento desvendar uma grande charada: o que é o amor? Aquele clássico mesmo, que os poetas cantam, aquele pelo qual as donzelas suspiram fugindo do enfado, aquele dos sinos, da batedeira cardíaca que os médicos prescrevem, das borboletas batendo asas frenéticas no estômago. Sabe qual? Pois é, eu não sei. Aliás, trabalho sobre o tema há anos, desde muito nova. Em tempos acadêmicos eu já seria pós doc. Do que o amor é formado? Como acontece? Passei por várias teorias sobre como reconhecê-lo. Tudo começou com uma primeira suposição, na época eu tinha uns 14 anos e já filosofava sobre temas espinhosos, partindo de uma teoria pragmática um tanto quanto matemática, apesar de não fazer ideia do que seria isso, cheguei a uma fórmula mais ou menos assim:
Amizade + atração física = Amor
Como eu cheguei nessa fórmula? Simples, eu tinha vários amigos do sexo masculino e eu gostava muito da companhia deles, sempre gostei, eu não poderia ser mais feliz que os momentos em que eu estava com algum bom amigo, rindo e falando besteiras. Esse era o relacionamento homem mulher ideal, e eu vivenciava aquilo, para mim era essa a raiz da solução que eu buscava, mas faltava algo, faltava beijo na boca, faltava vontade, algo que eu ia descobrindo aos poucos nas novelas e através da vida das minhas amigas que já ensaiavam seus primeiros compromissos sérios, enquanto eu treinava meu saque por cima e pulando no vôlei.
Fórmula pronta, defesa da tese ok, fui eu com 15, 16 anos testar essa proposta, uma cobaia viva e totalmente parcial solta nesse mundão.
39
page40image14464
Depois de alguns tropeços eu fui percebendo que a fórmula era furada, não fechava a conta, percebi que enquanto atraídos, fica difícil para homens e para mulheres manterem a mesma relação antes desinteressada. Com ajustes, cheguei a uma nova versão da fórmula anterior inacabada, mudava-se a ordem, era algo mais ou menos assim:
Atração física + amizade + x = Amor
O que era esse "x"? E então eu me deparei com uma nova tentativa, o "x", esse algo necessário para um bom relacionamento homem mulher, seria a admiração, era isso, só podia ser. Então voltei a campo, buscando por cobaias que me suscitassem admiração, homens inteligentes, com ótimo senso de humor, honestos, alguém que possuísse uma característica muito importante para mim. Fracasso novamente.
Eu havia chegado a um ponto em que essa busca constante teórica misturada com a minha vida pessoal entrou em colapso, eu já não conseguia entender os meus próprios atos, mesmo depois de deixar toda a pesquisa na geladeira, já fazia 10 anos. Foi quando eu cheguei a uma conclusão que não teria volta, eu precisava de ajuda profissional, eu precisava de um teórico dos bons pra me ajudar, tio Freud, e a história dai pra frente pode ser lida nesse mesmo blog, desde o ano que eu costumo chamar de o ano da tormenta revolucionária, em 2011, quando eu me encontrei cara a cara com a psicanálise e as descobertas assustadoras que escondemos em um pedacinho do nosso cérebro chamado carinhosamente de ID.
A análise me permitiu dar uma folga para as divagações teóricas e uma licença exclusiva para veja bem, simplesmente viver, essas sessões me apresentaram a um ícone muito importante na vida de qualquer ser humano, o desejo, que não é tão e somente o tal do tesão, mas sim
40

algo transcendente à simples vontade, algo que não tem recebido a devida importância nos nossos tempos ansiosos, por que o desejo demanda sensibilidade, humildade sobretudo.
Eu resolvi voltar para a minha fórmula, e somar um novo ícone:

Desejo + Atração física + amizade + x = Amor

Arrumei a fórmula e a deixei assim, eu acabei desistindo, aquele x nunca seria encontrado e eu poderia viver com isso, rezei e esperei que o grande amor fosse algo tão fabuloso que me trombaria de cara, um eclipse em toda essa lógica e racionalidade milimetricamente pensada a que eu havia me acostumado, eu simplesmente saberia, e assim continuei vivendo, bem, um dia após o outro, até hoje, amanhã já não sei. 

Aufwiedersehen!!

Um comentário:

Fábio Babo disse...

Segundo João Bosco e Aldir Blanc, o amor: http://www.youtube.com/watch?v=-_TaUAoEBx8