E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O poder de não subestimar


Eu tenho uma teoria, acho que descobri o segredo do sucesso profissional, seja na arte, seja no cinema, seja na área empresarial mesmo, acredito que um talento se sobressai, o da não pretensão. Veja bem, eu estou falando de pessoas bem sucedidas, não estou falando de gênios e talentos excepcionais. A não pretensão é o minimalismo dos temperamentos. É colocar o seu objetivo como prioridade dentro de todas as variantes de um meio, sem pensar se aquilo reflete a sua cara. A despretensão é esquecer do ego, esquecer do espelho para apenas realizar. Tal é o esquecimento do ego, que quando o despretensioso alcança sucesso na sua empreitada, mal consegue entender os louros que lhe são entregues, afinal de contas, ele estava apenas fazendo o seu trabalho. Na mesma linha do minimalismo, do clean, da despretensão, tenho pensado em um exercício constante de não subestimar o outro. Li uma entrevista com os humoristas genias do grupo Hermes e Renato, precursores dessa comédia  deliciosamente bobalhona da nossa adolescência, só que em nível profissional. Eles, como vários bons humoristas de canais fechados que migraram, em um exercício de tentar alcançar mais pessoas, com mais verba, para um canal aberto, comentaram sobre a censura que vem da diretoria da rede de TV mais tradicional, e que deriva dessa ideia de que a grande massa que assiste à TV aberta não "entenderia" algumas piadas, invariavelmente as melhores que eles faziam, e na entrevista eles falavam quão arrogante era esse pensamento. 
Eu pensei nisso, em como somos arrogantes em relação a diversos assuntos, o que não deixa de ser um tipo de insegurança, como se nos apoiássemos em uma especialidade e a apreendêssemos como algo especial nosso, e que as outras pessoas não conseguiriam entender.
Eu percebi ainda, por outro lado, que esse comportamento, o da "subestimação alheia", digamos assim, é um tiro no pé, deixamos muitas vezes de nos comunicar, de incluir, de somar, na suposição de que o outro não é capaz. Não seria mais fácil apostar no contrário? 

Aufwiedersehen!!

Um comentário:

Unknown disse...

Perfeita reflexão Van. A humildade e despretensão em não julgar, são mais que louváveis, aliás, são recomendações de nosso Mestre Maior, Jesus.
Que cada um sinta, ou não, a necessidade de se aprimorar e entender o mundo à sua volta, seja numa frase em forma de piada, ou qualquer fato corriqueiro.
No mínimo, podemos aguçar a curiosidade da pessoa em querer entender determinado assunto, mas cabe a ela buscar meios de entender, para que o mérito seja seu. O que podemos fazer, é sempre ajudar, ou uma palavra mais bela também usado pelo Grande Mestre, AUXILIAR, SEMPRE!!!
Obrigado por dividir seus pensamentos, também estou evoluindo aqui contigo... rsrsrsrs
Beijosss