E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

terça-feira, 5 de agosto de 2014

O feminismo é um lugarzinho quente

Eu comecei a abrir o meu mundo para o feminismo tardiamente, mas nunca tarde demais. Tenho dividido as minhas descobertas com as minhas amigas, irmãs, por que quero que elas sintam a libertação que eu tenho descoberto nos últimos meses.

O feminismo é a luta pela igualdade dos sexos,  mas principalmente, pelo ideal de as mulheres serem vistas e tratadas como seres humanos. Parece extremo, exagerado, assumir que a nossa realidade não é essa? Eu concordaria com o extremo disso a pouco tempo atrás, mas como todo "achismo", precisei combater essa primeira impressão, comecei a prestar atenção, a ler textos, a ler atitudes, a ler o que a publicidade ilustra como deve ser o feminino. Sinto-me como que desperta, com os sentidos aguçados, é um novo mundo que se abriu.

Depois de olhar pra fora, e de ouvir e discutir com mulheres que estão nessa luta a mais tempo, comecei a olhar para mim mesma, e relembrei tantos e tantos momentos de auto sabotagem e tristeza pelos quais passei, por "achar"que eu estava errada, inapropriada, ou não me dando ao respeito, quando poderia focar toda essa energia tentando entender quem eu era. Inapropriado é um adjetivo de atitudes femininas, é inapropriado falar palavrão, é inapropriado transar sem compromisso, é inapropriado falar alto, é inapropriado ficar bêbada.

Eu falei sobre isso em (não sei tagear, clica aqui: http://goo.gl/VsmLB5), sobre as várias barreiras impostas às meninas, e em como eu enxergava os meninos como responsáveis por seus privilégios, quando na verdade eles os recebiam como regra ao nascerem com seus pintinhos. No mais, percebi que existe um mundo dentro de mim, e eu preciso aceita-lo e compreende-lo o quanto antes, mas existe também um mundo de diferenças e injustiças para fora de mim, Eu sou branca, mulher, heterossexual, tem ainda uma realidade menos privilegiada que a minha, a dos negros, das mulheres negras principalmente, dos homossexuais e dos transexuais.

Pessoas morrem por causa do racismo, pessoas morrem por causa do machismo e pessoas morrem por causa da homofobia. Eu descobri que não é não levar na boa, quebrar o clima, ser muito radical, não achar graça das piadas que tenham esses problemas sociais como base. De novo: pessoas estão morrendo, a piada não cabe aqui, ela é perigosa e perpetua esse problema.

No feminismo eu descobri a sororidade, uma palavra que não deveria ser desconhecida, por que muito importante. Sororidade é a irmandade entre as mulheres. O contrário do que acontece na vida real, onde somos encorajadas a competir umas com as outras, desde muito novas, eu consigo identificar essa competição na minha própria vida desde cedo, com 7 anos de idade eu já me sentia compelida a ser mais bonita para chamar a atenção do garotinho da minha sala, o mesmo garotinho que me chamou de gorda, e quebrou o meu pequeno coração em pedacinhos. Nunca passou pela minha cabeça que ele era, naquele momento, um layout de babaca, a minha certeza era que tinha algo errado comigo. Nós temos essa facilidade de abraçar nossas falhas, somos o erro, filhas de Eva que mordeu a maçã e cagou tudo, nós somos ensinadas a pedir desculpas qualquer coisa, antes mesmo de cogitarmos que não estamos erradas, e de novo, inadequadas. Somos isoladas em nossas pequenas ilhas, sem poder confiar umas nas outras, por que a outra pode roubar o "nosso homem". Nossas amizades crescem em cima dessa terra podre de desconfiança e competição, então seguimos soprando a vela da amiga, querendo nos sobressair como mais gatas na balada (!)

Estou chegamos nos 30, assim como a maioria das minhas amigas, percebi há pouco, que hoje nos elogiamos de forma sincera e com frequência, isso não acontecia na adolescência, ainda estávamos naquele triste ciclo vicioso. Percebi como juntas somos mais fortes, juntas nos defendemos, nos empoderamos. A feminismo é um lugarzinho mais quente, juntemos-nos irmãs!


Eu dedico esse post ao meu grupo de irmãs do Papo de Mulherzão <3 p="">
Aufwiedersehen!!

Nenhum comentário: