E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Silêncio, por favor

Hoje está sendo um dia cinzento, natural de agosto. Hoje choveu um pouquinho, um agravante para uma tragédia horrível que aconteceu logo aqui ao lado, no litoral paulistano. Um candidato à presidência, em um momento político crucial, havia morrido com mais pessoas em um acidente de avião. Um político e antes de tudo um ser humano, com recém completados 49 anos, pai, marido, filho. Não demorou 5 minutos para começarem a brincar a respeito dessa notícia: "Devia ser a Dilma!", diziam os mais simpatizantes da direita, ou "Erraram o alvo, era pra ser o Aécio!", diziam os esquerdistas...Memes começaram a circular pelos grupos de whatsapp, entre uma notícia, uma atualização dos amigos, eu via risadas e brincadeiras. Eu sou muito à favor do humor, fui criada assim, eu diria até que ele é um estado natural para mim, não tenho muito talento pra tristeza, mas o que eu vi foi a confirmação do que é esse tempo de opinião, do tagarelar, do compartilhar, do rir a qualquer custo.

Estava lendo um tratado do Alex Castro sobre empatia esses dias (http://alexcastro.com.br/uma-pessoa-boa), com propostas de exercícios de abertura ao outro, de ouvir e ver, antes de opinar e pensar em si, até mandei pra ele um e-mail, dizendo que eu nunca havia lido nada mais cristão, apesar de o próprio Alex ser ateu. Fazemos caridade, participamos como voluntários em ONGs e creches, vez ou outra nos fins de semana, doamos dinheiro, mas que tipo de ser humano somos na nossa rotina, nas atitudes mais simples? Esse é um momento de luto, pessoas estão sofrendo tremendamente, um homem ainda com muito a ser feito teve sua trajetória encerrada de uma hora pra outra. Eu não pretendia votar no Eduardo de Campos, mas ele merece silêncio. Todos merecemos um pouco mais de silêncio.

Tem aquela coisa de ser profissional no ambiente de trabalho, de não misturar emoções pessoais com resoluções importantes para determinado negócio, têm pessoas com quem precisamos conviver a despeito da nossa vontade, então, por que não levamos isso para a nossa vida em geral, em todas as 24 horas, vamos deixar nossas questões pessoais de lado, e lembrar que dividimos um mundo físico, mas mais ainda um mundo de sentimentos, de sensibilidades e de histórias alheias que nem imaginamos por que não ouvimos, não prestamos atenção, por que estamos sempre tagarelando sobre o que "achamos". Vamos nos guardar no silêncio, antes que seja tarde.

Aufwiedersehen!!

Nenhum comentário: