E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

sábado, 9 de agosto de 2014

Poetinha, vamos conversar?

Eu sempre suspirei pela música: "Minha namorada", do Vinicius de Moraes e do Carlos Lyra. Sempre me imaginei recebendo essa canção como presente, um dia quiçá merecedora desse título! Trata-se de uma bela melodia, já a letra...bem, hoje eu tenho ressalvas.

Para relembrar, escuta: https://www.youtube.com/watch?v=j2zi6YkZECE

Tomei a liberdade de fazer algumas anotações, apenas tendo como ponto de vista que a tal da "namorada" é um ser humano com desejos, poder sobre o corpo e portanto, não pode pertencer a ninguém além de si mesma.



Se você quer ser minha namorada
Ah, que linda namorada
Você poderia ser
Se quiser ser somente minha (O condicional "se" aparece com frequência em um acordo de deveria ser de igual pra igual.)
Exatamente essa coisinha (eu nem vou entrar no mérito de que a moça não é uma "coisa", mas ela não vai ser essa "coisinha", seja lá o que isso signifique, pra sempre...da mesma forma que o moço não permanece aquela "coisona" pra sempre. Sabe o amor?Então...)
Essa coisa toda minha (essa parte da medo!)
Que ninguém mais pode ser
Você tem que me fazer um juramento  (Aqui ele introduz o verbo "ter" e dele não larga mais pra conversar com a moça)
De só ter um pensamento
Ser só minha até morrer
 (Ela só pode pertencer a si mesma. Fim)
E também de não perder esse jeitinho
De falar devagarinho (Às vezes, na correria da vida, ela pode ter pressa, e falar bem rapidinho)
Essas histórias de você
E de repente me fazer muito carinho (carinho é bom, carinho tudo bem, entendendo que todos do casal fazem carinho né?)
E chorar bem de mansinho
Sem ninguém saber por quê  (vou te contar, às vezes ela vai precisar esgoelar mesmo, a vida tem dessas, e as pessoas vão saber por que, sim!)
Porém, se mais do que minha namorada (sim, ela vai ser mais do que a sua namorada, isso não é, nem deve ser trabalho período integral)
Você quer ser minha amada (ser sua amada, isso é bom!isso tá valendo!)
Minha amada, mas amada pra valer
Aquela amada pelo amor predestinada (a menina quase tem que passar em um concurso pra ser namorada dele)
Sem a qual a vida é nada
Sem a qual se quer morrer
 (não precisa morrer se não tiver a moça, continua vivendo, tá tudo bem!)
Você tem que vir comigo em meu caminho
E talvez o meu caminho seja triste pra você (e tudo bem ela ser triste??Não tem meio termo?Uma encruzilhada onde os dois caminhos se encontram?)
Os seus olhos têm que ser só dos meus olhos (NOT!Apenas NOT!)
Os seus braços o meu ninho (isso é bonito!)
No silêncio de depois
E você tem que ser a estrela derradeira  (sem drama, sem derradeiro, sem usar o verbo "ter" - vou manter o final que eu acho fofo e digno :)
Minha amiga e companheira
No infinito de nós dois

Aufwiedersehen!!

Nenhum comentário: