E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

essa não é uma postagem sobre mim....

Bom pessoal, são quase 13h, experimento ótimas sensações de otimismo, clareza e paz, sensações inexplicáveis, (talvez um pouco explicáveis devido ao sol e consequentemente dia lindos q fazem lá fora junto com a neve, oh mistura bonita!!), coisas intrinsecas a pessoas como eu, eu diria q um tanto quanto sensíveis ..as vezes essas sensações vêm com uma força entorpecedora,nos restando apenas saboriá-las o quanto podemos, por que bem como existem essas,as boas, existem tambén os momentos de tristeza e descrença q surgem do nada...bomm...afff...Chico Xavier saia desse corpo!!
Impressionante, eu fiz a greve e tudo o mais, reclamei q vcs só dizem q eu escrevo coisas engraçadas, mas a verdade é q eu não vejo (literalmente) a menor graça em escrever somente coisas sérias e (aparentemente) profundas a respeito da vida e sentimentos, pq nessa de analisar como vivemos, acabamos por esquecer de viver e aprender a rir de nós mesmo (ele ainda tá por aqui em algum lugar o Chiquinho...).E falando em greve, hj está tendo greve dos chofers, motoristas, não sei como chama, dos metrôs e onibus aqui em Munique, então, é por isso q eu estou aqui de papo e "teclado" pro ar (ãhm ãhm..),e não na aula de alemão, e portanto livre podendo escrever pra vcs meus amores...
(caramba, as músicas aqui tão no aleatório, o cp mandou agora do nada uma Bethânia em um "começaria tudo outra vez se preciso fosse meu amorrrr"...essa foi profunda..)

Então, um pouco de foco só pra variar um pouco, um dasabafo meu..estou às voltas com a minha viagem pra Berlin especialmente pra Berlinale, o 59o Festival Internacional de Cinema de Berlin,http://www.berlinale.de/de/HomePage.html, considerado o evento mais importante da sétima arte na Europa (depois de Cannes). O festival começa essa quinta-feira agora, estou indo pra lá sexta a tarde, chego de noitão, pra dormir bem e acordar no pique pra assistir aos filmes e participar das palestras. Lá vou eu pela segunda vez pra minha querida capital, dessa vez fazendo o meu turismo preferido...estou super empolgada, especialmente com o lançamento de um documentário sobre os the Doors, mistura deliciosa de um tipo de música e banda q eu adoro com cinema, lógico! Na verdade, ultimamente tenho tido muito pouco tempo pra esse "hobby" q espero q num dia não muito distante se transforme em ofício, mas pessoal, o tempo q eu tive tem sido praticamente em vão, só pra desanimar....Assisti na ultima semana e agora de pouco na verdade os seguintes filmes: "Australia"(2008 - Bazmark Luhrman) e "Atos que desafiam a morte"(2007 - Gillian Armstrong ). Bom, pra começar vale lembrar q eu me comprometi a assistir todo tipo de filme, pra tentar entender as tendencia do cinema atual e tudo o mais, já q ambos os temas não se caracterizam necessariamente no genero q eu mais gosto...

Tenho lido livros teóricos sobre cinema, sempre procurando me informar sobre o assunto pela internet, sou assumidamente uma leiga, recém transformada em cinéfila assídua, mas eu me permitirei dizer...O primeiro filme como eu li e concordo, pretende-se ser um novo "E o vento levou.." valendo a passagem pela guerra, um romance bandido de eu te amo e te odeio e fotografia espetaculosa, valendo orçamento de 120 milhões de doláres...o filme tem uma tirada em especial muito engraçada (dos cangurus), vale dizer...

....e no outro a história q constrói um amor sem pé nem cabeça...em cima de suposto suspense e (suposta)super revelação no final...as duas protagonistas respectivas: Nicole Kidman (q eu sempre admirei demais, como a melhor da nova geração) e Catherina Zeta Jones, nos seus 40 anos parecem aparecentemente botócadas e robotizadas...enfim, cada um tem seu gosto,eu nem curto ficar criticando, ainda mais pq eu nao tenho o chamado "arcabouço prático e teórico", mas eu acho q é muito efeito, muito cenário, pra pouca atuação e elaboração de roteiro, pra pouca sensibilidade, pra pouca humanidade, pronto falei! Outra coisa q me chama a atenção são os lugares comuns, a rapidez e a pouca criatividade com que os protagonistas simplesmente se apaixonam, abrindo mão dos singelos detalhes, tudo aquilo q, as vezes no Cinema, pelo modo como é construído, nos faz até chegar a pensar q pode ser real, q às vezes acontece, e q nos faz sonhar...

Eu respeito...mas como diria o mestre russo Sergéi M. Eisenstein em meados do longíncuo séc XX, "a fotografia se torna preciosa e afetada quando o autor não sabe o que quer filmar, nem como deve filmar o que quer". Amém.

Aufwiedersehen!!
ps:espero ter histórias PRECIOSAS pra contar na minha volta semana q vem....

2 comentários:

Anônimo disse...

Eaee van..
dá gosto de ver vc falando de cinema! vc sabe q eu adoro um filminho agua cm açúcar, ou um suspensinho manjado e nunca fui fã dos seus filmes cult q vc tinha q me explica dp hahaha MAAS, eu fico feliz de ve q vc acho uma coisa de q goste e queria aprender tanto..
To lembrando de vc realizada naquele negócio de cinema q a gente foi em paulínia, imagiiina ai em munique entao! se joga garota..
eu com ctza vou querer saber dos detalhes depois..
um beijo
saudade sempre sempre sempre
te amo!

Bel disse...

Oi Van! Meu nome é Bel e também sou Au Pair aqui na Alemanha. Gostei do seu blog!!! É muito bom ler sobre a experiência de outras pessoas. Também tenho um blog, mas o acesso é fechado. Me avise se tiver interesse em ler.
Beijocas.