E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

terça-feira, 10 de março de 2009

não é fácil, mas depende de nós...

As pessoas têm me perguntado ultimamente (depois desses sete meses fica tudo um pouco mais tranquilo, a saudade, a apreensão, aquela sensação de estar voltando é patente...e não há exatamente muitas novidades...) como eu estou. Bom, sinceramente, vou caminhando do jeito q posso. Sei q já deve ter enjoado ouvir os meus lamentos quanto ao tempo e tal...mas é um pouco frustrante essa espera pelo verão, pq por aqui, pelo menos para aqueles q não são viciados pelos esportes do inverno, a longa e interminável época fria se consiste em uma espera inesgotável pelo calor...e eu me lembro dele...foram dois meses assim q eu cheguei, quando anoitecia só por volta das 9 da noite..era lindo! Os restantes cinco deles passei de casacos e cachecóis e num certo período congelando literalmente...é algo inimaginável pra nós brasileiros..até mesmo os russos e finlandeses com os quais conversei a respeito do clima, dizem q apesar dos seus às vezes -40 graus (dos primeiros), a sensação é mais agradável lá em comparação com a Alemanha, não há esse vento congelante, essa sensação de q se vc não correr pra casa secar os pés molhados de neve (e ela realmente molha), vc corre o risco de perdê-los!Bom....não me encontro mais nesse frio, na verdade o tempo está bem agradável...algumas chuvas de gelo, neve esparsa aqui e acolá...mas nada de sol..quase nada. A paisagem começa a mudar a nossa volta sem a neve, começo a reconhecer caminhos já familiares de forma diversa à época das "nevascas", deve ser lindo ver as arvores florecerem novamente, e mais lindo ainda sair de shorts e sandalia na rua...estranho...essa experiência (com o tempo), foi quase com toda certeza a mais dificil pela qual eu passei aqui (talvez não tanto quanto a troca de familias, ou ao natal atribulado sem saber o q seria de mim...). Mas bom, respondendo à pergunta, é assim q eu estou, pesando os prós e os contras de toda essa experiência, tentando ser uma profissional melhor, uma amiga melhor,uma filha melhor (mesmo q a distancia), uma pessoa melhor. Admito q não tenho tido muito sucesso ultimamente...há momentos em q a nossa luz interior acaba ficando meio apagada...é assim q eu estou...à procura de algo q me entusiasme...algo q me acorde e me apaixone novamente...pq eu não sei viver sem paixão...

Há duas semanas fico em casa todas as manhãs, parei com o curso diário de alemão, q apesar da chatisse e da longevidade excessiva acabava me tirando de casa, me fazendo encontrar com as pessoas, mas pelo preço abusivo do próximo, e mesmo por achar q não funcionava 100% comigo dessa maneira, deicidi continuar meus estudos aqui em casa mesmo, e me contentar com uma conversação uma vez por semana, todas as sextas, por um precinho bem camarada...estou lutando para ter disciplina..mas não é fácil...antes de tudo precisava lutar contra o meu desânimo, contra a minha desesperança...me entupi com doses da primeira temporada de Friends...dei boas risadas, e agora estou de volta...descobri um som ótimo, The Shins, uma banda americana...um som agradabilíssimo q escuto agora...ontém juntei forças e fui à biblioteca...dei uma olhada nos próximos eventos, e tentarei agarrar com todas asnforças essa vida cultural explodindo à minha volta nessa cidade grande...achei uma fileira de livros em língua portuguesa...quase delirei!Encontrei todos os tão queridos companheiros de idioma por lá...Fernando Pessoa, José Saramago, até mesmo Guimarães Rosa...acabei pegando um exemplar de "Ensaio sobre a lucidez" e, já q estou lendo a biografia gigantesca dos Beatles, com todo o contexto mundial europeu e americano dos anos 60, achei interessante ver o nosso lado emergente musical, o da Bossa Nova...defendido por Ruy Castro em "Chega de Saudade"...ao mesmo tempo peguei um livro para iniciantes em italiano, e leio um livreto engraçadíssimo em alemão pra estudar...se eu vou dar conta, só Deus sabe, mas eu estou tentando...e como!Estava aqui revirando minhas coisas antigas (de quando eu cheguei aqui...das aulas de alemão), e me surpreendi ao ver como eu já sei decor o q eu havia anotado para decorar...só pode ser bom sinal, ai q me deu essa vontade de escrever pra vcs!
Era isso q eu queria falar...animação pra todos, continuemos tentando!!E nunca é tarde para saudar às mulheres pelo nosso dia ontém!!!Parabéns a todas nós!Homenagem especial aos meus maiores exemplos: Rita, Maria e Cacilda!

Aufwiedersehen!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro, sou obrigada a discordar de vc qdo disse q tem falhado como amiga, irma e nao sei mais oq...pra mim vc foi e sempre vai ser a melhor amiga e a melhor irma possiveis! =)
segundo, esse desanimo repentino faz parte, e se ele eh breve melhor ainda! o importante eh fazer oq vc ta fazendo..aproveitando tudo oq ta no seu alcance, inclusive umas pitadas de brasilidade...
e nao vou comentar q fiquei sentida de nao estar no clube das mulheres q mais te inspiram ahahahahahha zuera van

q saudaaaaaaaaaade de vc ! promete q qdo vc voltar c passa um mes grudada comigo aki em campinas? sim? eeee ahahah
beijo! te amo mto mto

Fábio Babo disse...

que puxa saquice extrema vcs duas...hahaha
e que post deprimido...eu quase fiquei triste...mais ae passou...haha
relaxa djow..faz parte...td mundo desanima e anima e desanima e anima...o negócio é não se entrega né...ganha das inquietações é um gde exercício pro crescimento da galera...haha
sem mais delongas, se cuida!
saudades vanusa!
hasta luego!

Carol disse...

oi lindona!! na verdade, lindinhos, q saudades de "ver" vcs 3 juntos, acho q so por aqui mesmo hehehehhe
bom pra van, queria dizer q é bem isso, a vida nao é facvil, temos altos e baixos e tmeos q aproveitar tudo dos altos e aprender tudo que pudermos com o baixos, e bom saber q vc continua na luta e q eu sei q vc nao vai desisitir nunca, pense voce ja passou pela metade do processo!!!!
ah! vc esueceu de colocar meu nome nos exmplos da sua vida hauhauahuha
te amo nega!! bjs
fer e fa, saudadona de voces viu, vcs nao estao em outro pais, mas parece q flao amsi com a van hauhauha
amo vcs tb mo
bjs carol prima