E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Festas do povo


E chega a época das flores...tudo verdinho, ensolarado, sorrisos à solta, o vestuário toma tons coloridos e pastéis...os tecidos outrora pesados e "a prova de neve", são agora finos, leves, fluidos...uma maravilha...mas com o calor, voltam as formigas, e como tem formiga...nada a reclamar...mas além da Primavera (e junto com ela, o calor...e seus maravilhosos 20 graus diários...), trazer consigo o sol, as formigas e as flores, ela nos traz um presente ainda maior, mais uma "Festa do Povo". As chamadas Volksfest (lê-se folquisfest) são um caso à parte aqui na Alemanha. Todos conhecem , já ouviram falar da Oktober Fest, a mais famosa e a maior da categoria...não como o próprio nome diz, ela começa em setembro e acaba em outubro, mas eles inventam uma Volksfest pra qualquer tema, eu penso q é exatamente como o nosso carnaval q não conseguimos ficar sem, surgindo sempre as genéricas micaretas e carnavais de todo tipo fora de época, bem como é também o ambiente onde eles ficam mais soltinhos, se é q me entendem...

Tempos atrás houve a "Starkbierfest", q só tem a canecona (de 1 litro sempre, pesadíssima) com a cerveja mais forte daqui, com uma porcentagem maior de alcool (por volta de 15%)...poisé. Entre abril e maio acontecem as "Frühlingsfest", as festas de primavera...aqui em Munique, todo dia, e tbm em Stuttgart...onde eu estive esse fds, a fim de aproveitar um pouco dessa maravilha em outro estado, rever meus amigos de antes, e matar a saudade do estado (Baden-Würtemberg), como do povo q me acolheu quando eu primeiro cheguei na Alemanha. Muito boa essa sensação de familiaridade, de terreno conhecido. Adoro de verdade as novas experiências, pessoas novas, lugares novos, mas não tem nada igual a lugares comuns (isso mesmo!), pessoas conhecidas de velha data, programas repetidos, e lugares batidos. Hj em dia eu aprecio ainda mais essa sensação de olhar pra um lugar q eu ja andei várias vezes, lembrar os momentos q eu passei... Tem coisa melhor, ou mais confortável do q uma conversa a toa com um velho amigo?...enfim..voltando ao assunto.


Em suma as festas têm as características parecidas...elas se situam dentro de um grande recinto, como uma festa do peão no Brasil, têm parque de diversão, barraca de comida, doce, bebida, brinquedo, souvenirs, e têm as tendas...como grandes barracões de circo, com lona, cheias de mesas de madeira com banquinhos (sobre os quais todos ficam de pé na hora da empolgação para dançar e cantar as músicas tradicionais e tb contemporâneas...rola todo tipo!). Os banquinhos são bem inseguros, devo dizer, imaginem 5 marmanjos em cima de um banquinho de madeira, já alterados, pulando, cantando, abraçando-se de acordo com a coreografia ou a empolgação interior...isso mesmo!Todos sabem cantar as músicas tradicionais (inclusive essa q vos fala...), levantando suas canecas em uníssono no maior clima de alegria..qualquer coisa q acontece é razão para brindar com um desconhecido (como respirar por exemplo,rs), todo mundo parece q se conhece, não tem distancia nenhuma, e soltamos com vontade o "Prosit! (lê-se "prost"), importante olhar nos olhos do seu companheiro de brinde, e somente depois de brindar tomar a cerveja, senão, diz a lenda, sete anos de um azar especial, mas nem um pouco interessante se é q me entendem...aqui em Munique vem um público mais velho em peso, e eu me divirto observando os senhores e senhoraas muitas vezes trajados tradicionalmente dançando, e abraçando os jovens em um terreno neutro...em Stuttgart o público já é mais jovem, tudo uma maravilha!

Quinta-feira devo me despedir da Frühlingsfest, pra partir na sexta de manhãzinha lá pro norte da Alemanha, pertinho do oceano, Hamburg.Mas as Volksfest continuam na região, e eu continuo uma caçadora insacíavel...tem q aproveitar, com moderação lógico, sempre!(rs)


Estou indo para os nove meses, após uma semaninha de férias merecidas na Espanha, estarei no dia 8 de agosto saindo de Munique de volta pra minha saudosa e cinzenta São Paulo!Tá ae já!


Aufwiedersehen!!

Um comentário:

fabio babo grigoletto disse...

tinha até desencanado desse blog...bom saber q voltou a escrever...ainda ontem falava de vc pra uma pessoa...que eu tava com saudades da minha irmã...q blzinha né! haha
bjo gde van!
t amo!