E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Estudante novamente

Segunda-feira passada foi a aula inaugural do meu curso de Cinema. O curso integral abrange todas as áreas da produção e pós produção cinematográfica. Eu optei por me restringir a duas. O roteiro, minha grande paixão ligada a escrita (pra descobrir se sai algum talento nesse formato) e a edição.
Todos foram convidados, num clima bem informal para se apresentarem. Eram mais de trinta pessoas, fora professores em uma sala apertada. Eu revivi meus tempos escolares e de faculdade. Como boa ego-excêntrica q sou, adoro falar de mim mesma (vide esse blog), mas tenho sérios problemas com a comunicação oral. Veja bem...consigo me comunicar muito bem com um grupo de pessoas próximas, em um bate papo tranqüilo entre amigos...mas quando me passam a palavra a coisa complica, gaguejo, falo rápido e errado e capiria (sim, as raízes interioranas retorrrrnam nesse momento), e pulo fatores importantes. Normalmente preparo-me mentalmente para explicar o básico (“vai ser muito metido falar q voltei há pouco da Alemanha?”, “então falo q fui ser babá” “falo da minha formação e de como cai de paraquedas na faculdade” “falo da minha paixão fulminante pelo cinema, e de como eu muitas vezes, e por muito tempo não soube muito bem como lidar com isso”...etc), e sempre soltar uma piadinha de leve pra acalmar o clima. A última parte muitas vezes diminui o desastre anterior.

Bom, depois de um aceleramento cardiaco básico durante a apresentação de meu vizinho fotografo, contei mais ou menos nesse ordem e compexidade: q eu estudei na UNESP, RP, fui pra Alemanha, babá, são Paulo, produtora de animação, mercado, área a fim, roteiro, paixão, o q eu quero escrever e edição. Ufa....engolindo assim...No finalzinho contei q pensei em fazer o curso de edição, alem do de roteiro q é o que eu quero, “para tentar fazer amizade com as máquinas”. Riso geral...ufa...não fui tão ruim assim.
Muitos dos meus colegas falaram de como amam cinema, e de como isso os animou a ir fazer o curso para aprender na prática, alguns até vão no cinema sozinhos e contaram isso como se fosse algo diferente. Pensei comigo mesma: eu faço isso sempre, normalmente duas vezes por semana, por mim iria todo dia...não é normal? Enfim...o normal é relativo, e parece q eu encontrei meus semelhantes.
Requisito final do professor: “Se alguém aqui realmente não ama cinema de paixão, por favor não faça esse curso.”
Eu me afundei na cadeira, meu currículo era extenso nesse setor.


Aufwiedersehen!

Nenhum comentário: