E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Delicias familiares...

Semana de volta de feriado prolongado...rola aquela preguiça, aquela saudade de casa (no meu caso), da calma do interior, mas enfim, o novo e atual lar me aguarda na selva de pedra. Esse foi um feriado especial com a família. O que eu tento fazer, acumulando o maior número de visitas a familiares e amigos foi muito bem sucedido no fim de semana. Pude lembrar-me (e nunca é tarde), da riqueza de família gigante que eu tenho. Todos os elementos estavam lá, os velhos costumes e piadas familiares, a personalidade de cada um, enfim...O tempo implacável simplesmente não afeta as relações verdadeiras, e eu já tive prova disso desde a minha volta da Alemanha.

Penso no momento sobre essa nossa cultura brasileira das refeições. É praxe no mundo todo, não importa a cultura, esse hábito do encontro, da reunião, a "comida" tornou-se através dos tempos como que um bode expiatório para a união, e eu como bom garfo, estou longe de criticar esse costume.
Agora pensando em Brasil, e mais particularmente na minha família, é comida que não acaba mais! O jantar da minha vó, com seus seis filhos, (faltando um), esposas, netos, etc vinha com o pretexto de um belo dourado na chapa, no forno a lenha, daquele jeitão bem avó de ser, e über delicioso como se espera. O grande prato, no caso, estava acompanhado, de uma bela macarronada, churrasco de carneiro, linguiça, maminha e para completar uma torta de palmito...lógico que eu não preciso citar saladas e afins...Essa "sustança" simboliza o tamanho, a quantidade de amor presente nessa família, o alimento primordial, acima do bode expiatório alimentício, é o encontro, a reunião, o não deixar pra outro dia...

No dia seguinte almoço, lasanha e bife a parmegiana, a mesa italiana dos sonhos, enquanto mãe e tia argumentam a respeito da delicia da salada de acelga e de folhas verdes...tudo na coerência do non sense familiar. VIDA!

Aufwiedersehen!

Um comentário:

Unknown disse...

Alo Vanessa

E desse terreno tao fecundo que voce descreveu só poderiam germinar frutos maravilhosos como voce!!! seus irmaos... seus primos...
Beijos minha linda!
Evaldao