E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A falácia do "homem lerdo"

À medida que crescemos e começamos a nos interessar por garotos, reconhecemos algumas das qualidades tidas como importantes nessa cultura dos machos, como o "cara com pegada", um ícone nesse desfile de estereótipos. O "cara com pegada" é aquele das novelas, das cenas e cenas em que assistimos a um rapaz e uma moça que conversam, e em que, sem aviso prévio a mocinha é agarrada. Beijos são "roubados" a rodo, como se fosse a coisa mais linda de se ver/fazer. Ela costuma resistir no começo, até que se rende e acaba cedendo ao amasso, reforçando aquele argumento de estuprador: "ela diz que não mas quer dizer que sim".

Não sei o quanto isso é sabido pelos meninos, mas pergunte a qualquer garota se ela já foi agarrada a força na vida, e com certeza ela vai dizer que sim. Eu já contei isso para um amigo e ele ficou bem assustado. Homens não têm que lidar com isso frequentemente. A ideia de que uma mulher está andando por aí querendo ser agarrada é totalmente estapafúrdia. O modo como muitos homens reagem à nossa presença evidencia a visão de que somos objetos que caminham e que "necessariamente" devem enfeitar o meio ambiente e servir a eles. Temos que lembrar todos os dias de reivindicar o nosso corpo como nosso, o que já é um absurdo por si só. Não estamos de forma alguma disponíveis nas ruas, esperando a "opinião" dos que nos observam, mas a coisa fica ainda mais perigosa na esfera particular, em festas, no trabalho, onde subentende-se uma intimidade/liberdade inexistente, não que intimidade real seja desculpa pra qualquer abuso.

Aproveitando o fim do orkut, lembro-me de uma das melhores comunidades: "sou legal, não tô te dando mole", e é bem isso, um sorriso, uma conversa um pouco mais longa, minha saia curta, minha terceira caipirinha, nada disso é um toque para que você me agarre. Meu mundo não gira em torno da sua piroca. Pode ser grosseiro dizer isso, mas ainda mais grosseiro é ser agarrada a força.

Não é novidade que as próprias mulheres, nós mesmas, também somos machistas. Um comentário corriqueiro até hoje entre as minhas amigas, era sobre como determinado cara que elas curtem é "lerdo". "Pô, conversei com ele um monte, saímos, e nada!Ele nem tentou me beijar!" - hoje em dia como réplica, eu abraço essa amiga e aviso que ela encontrou um homem realmente bom, ou pelo menos, com uma ótima característica. O "homem lerdo", na maioria das vezes, é aquele que respeita a mulher, que quer ter certeza de que ela está à vontade e quer ser beijada, ou seja, que respeita o corpo dela.
Nós podemos deixar claro o nosso desejo, nós podemos encontrar o beijo no meio do caminho, aí sim, claramente demonstrando que o queremos, junto com um abraço :)

Desejo e luto por um mundo sem agarramento, sem mão boba, sem liberdade alheia para com o meu corpo. Deus me livre desse "homem com pegada", eu quero e desejo mais "caras lerdos" para todas!

Aufwiedersehen!

Nenhum comentário: