E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

terça-feira, 16 de março de 2010

Quem é falso aqui?

Caramba, olhando o meu painel da blogosfera pessoal, vejo que o "Sinceros..." já possui 187 postagens.
Não posso deixar de assumir que acredito que esse blog já teve sua fase áurea, e que ele perdeu muito do que seria sua identidade. E quando digo isso não me refiro ao fato de não estar mais viajando linda e feliz pela Europa, mas pq eu perdi o apelo do blog, poder falar mal das pessoas livremente, pq elas não podem entender minha língua!Pronto contei!

Brincadeiras à parte...lógico que o fator idioma me dava uma boa brecha para escrever livre do medo de magoar alguém ou ser mandada embora da casa onde eu morava, e é exatamente sobre esse "medo" q eu quero falar.
Esses dias conversava com o meu amigo alemão sobre essa nossa personalidade brasileira tão...tão...em cima do muro. Ele havia me dito algo, como sempre, extremamente direto e forte sobre outra pessoa, e aquilo de imediato doeu nos meus ouvidos e me chocou, apesar de ser a mais pura verdade. Essa sensação me lembrou muito de algo peculiar a nós brasileiros, quando colocados à prova ao modo de relacionar-se alemão. Eles simplesmente "atiram" certos assuntos tabu com a maior cara lavada e muitas vezes (com toda a verdade), de forma dura e insensível na nossa cara.
Mas então, seríamos nós brasileiros muito sensíveis, ou realmente covardes?Pq essa necessidade de estar sempre "bem" com todos, essa coisa de sempre elogiar, a fim de não magoar? Quantos de nós, por exemplo, não convivemos com pessoas incapacitadas para determinado trabalho, incompetentes dentro do serviço, que continuam empregadas exatamente por esse "medo" intrínseco de ser objetivo, claro, "ficar mal".

Falo isso de forma genérica, pelo que observo, comparando essas duas culturas. Não quero idealizar os alemães, longe de mim, muito menos afirmar que todo brasileiro fica em cima do muro. É apenas algo flagrante em nossa cultura, aquela coisa simples de chegar na casa de alguém e te oferecerem algo para beber: "bom dia senhora fulana, aceita um cafézinho, suco, cerveja?" - recebendo normalmente a resposta: "O que te der menos trabalho." Mas a pessoa está oferecendo tudo isso, então subentende-se que ela PODE te servir qualquer um dos itens. Pra que tanta "gentileza".
E o engraçado é a contrapartida. Quando alguém nos deve dinheiro, e já o cobramos algumas vezes, na terceira vez sentimos aquele nó no estômago. "Nossa, que chato eu ficar enchendo o saco de beltrano pra me pagar." Mas é o BELTRANO que está te devendo!Ele deve sentir vergonha!

Só a modo de ilustração, ontém no Big Brother, houve uma "prova" que consistia nos participantes dizerem, assim de súbito, quem eles consideravam o mais falso da casa. A pergunta é simples, não tem como ter uma segunda interpretação, mas a maioria deles titubeou na resposta...chocou-se, assim como eu me choquei muitas vezes na Alemanha. A idéia da pergunta era apimentar os ânimos na casa, gerar a discórdia, e pelo jeito funcionou.

Penso comigo, até que ponto essa nossa mania, esse covardismo que nos coloca recorrentemente em cima do muro, nos atrasaa vida, tanto profissional, quanto pessoal.
As pessoas não crescem, não melhoram, elas apenas continuam em paz com sua vida mediana e falsa, pq não.

Aufwiedersehen!!

Um comentário:

fabio babo grigoletto disse...

É tudo verdade Vanusa!
Sábado, qdo estiver ae na sua casa eu quero café, água, suco, refrigerante e salgadinho!
bjo