E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

London:minhas impressões...

Gente, desculpem-me pelo post anterior sobre Londres, foi bem na correria só pra cumprir tabela, mas eu fiquei agora com vontade de contar mais sobre a cidade, agora sob o meu ponto "curioso" de vista...vamos lá? (já comecei a fazer minhas malas aqui, impressionante como a gente junta tralha em pouco tempo né?quatros meses, menos q isso...afff).

Bom...o sotaque deles é uma belezinha mesmo, aquele acento britânico q pode muitas vezes parecer arrogante, no final das contas me transportava toda hora pra uma memória de um filme de época, eu olhava aqueles rostos caracteristicamente ingleses (não tem como não notar...), e imaginava aquelas mulheres com bochechas rosadas transmutadas com os vestidos bufantes da Idade Média, tenho certeza q as caras são as mesmas...era engraçado imaginar isso na minha cabeça, fiz isso a viagem toda!Na verdade, de povo inglês mesmo Londres não tem nada, estes são encontrados em pouca quantidade na sua própria capital, o q ouvimos mesmo são todas as línguas do mundo...o inglês americano se torna claro em sua diferença "girística", no seu "Iow man"...o italiano, o turco, o espanhol, q aliás convivi no caminho de ida no avião numa galerinhad e estudantes e me deu até dor de cabeça...(me desculpem todos os espanhóis, eu os acho muito simpáticos, todo o povo q fala essa língua, principalmente pelo tão em falta:"sangue quente", mas pessoal, é uma língua muiuiiito irritante de se ouvir, não soa bonito, pelo menos não a mim)...deve ser por isso q nunca me interessei em aprender...é estridente!Desculpa...essa é minha opinião...e enfim...português como sempre ouvimos...brasileiros por todo o lado, é o q mais tem aqui na Europa, até o ponto em q começamos a ignorar pq senão pararíamos a cada esquina pra tradicional conversa de elevador: "oi, vc é do brasil? de onde?faz o q aqui?", não rola mais....enfim, eu e meus devaneios...q correram livres nesse fds sendo q eu fiquei muito tempo nos transportes da vida sozinha..e não há lugar mais profícuo para devaneiar do q andando de trem ou onibus....

Bom, eu cheguei numa quinta de madrugada, não vi muito da cidade, a não ser os trens, aliás, o primeiro q eu comprei já disse, custou 15 libras, e eu (já com a sinceridade alemã um pouco introjetada na mente) respondi um bom: "all that just for one trip?" e o simpático inglês no fim de expediente me mandou um: "yes, you are in England!", e foi esse o meu primeiro contato com eles... dia seguinte queria ver a tal da Abbley Road, pq em tudo q me concerne à Inglaterra, os quatro notáveis, os Beatles sempre são o q mais suscita interesse...bom, nos encaminhamos até lá, perguntando a todos no caminho onde era a tal da rua...a rua, como pudemos perceber era bem longa, seguindo as instruções, depois de perceber q a pergunta interessante a se fazer seria "onde fica a faixa famosa de pedestres dos bealtles, o abbley road studio" coisas do tipo...fizemos um quadrado e voltamos pro nosso ponto de saída, q era na verdade do lado da tal da faixa de pedestres igual a outra qualquer...tiramos a foto, passamos no beatles coffee shop q é minúsculo na própria saint john station...mas valeu a pena, pirei la, queria comprar tudo....

Como sempre, depois de um dia intenso de caminhadas, como se figura sempre um bom dia de turismo, as costas ardem, vc sente a necessidade de se alongar toda hora, vc senta pra esperar o sinal abrira cada oportunidade minima q surge, e finalmente, eu precisava, apenas em prol do conhecimento mesmo, provar a cerveja inglesa, e mais uma vez, dessa vez em prol do turismo em si, conhecer um pub inglês, q lá se chama apenas "pub". Bom, já disse eu acho...a cerveja é divina, tomei a Stela, nem sei se é assim q escreve, mas ótima!Soube q por lá, todo santo dia depois do serviço a inglesaiada e amigos vão para o pub e ficam por lá até altas horas bebendo até cair...TODO DIA.

Dia seguinte, sabadão...fomos pra Nothing Hill, conhecer o mercado Porto Bello...q é um capítulo a parte, tem aquela atmosfera mais intimista de Londres, fora a confusão da cidade grande...uma graça, fora o clima musical tbm delicioso...lá eu comprei um mini quadro do Reservoir Dogs, dois cds de coletânea de blues e jazz e um livro no sebo..tudo por preços bem camaradas...só assim mesmo. O lema "eu viajo pobrão" ainda é o q impera.Numa total mudança de ares caminhamos pela famosa Oxford Street, a rua do comercio e de todas as lojas de Londres, confesso q ai não é minha praia, quase fui atropelada mil vezes, e os pedestres, mesmo homens ao trombarem fortemente conosco, frágeis mulheres, mal olham na nossa cara para pedir desculpa...poisé...Gente eu to misturando a sequencia das coisas, mas o q importa são as impressões deixadas...acho q depois disso eu fui no "The National Galery", o museum, q é público e free pra entrar, lógico q seria em um desse q eu estrearia minha vida em museus, pela primeira vez eu entrei em um por aqui.Bom, confesso me sentir meio aculturada, mas dpeois de uma hora o silêncio do lugar começou a me irritar, apesar de achar super legais os quadros do Monet, do Van Gogh, do Renoir, do Léo da Vinci, e de ter uma opinião peculiar sobre Rembrant e sua fascinação por desenhar muito bem, mas só gente muuito feia, (ta ai um cara q eu consigo reconhecer o quadro, se for o retrato de alguem muito feio, batata!é um Rembrandt), enfim, eu sentia falta de ouvir uma musiquinha, dar umas risadas, e eu não conseguia parar de pensar o q será q os guardinhas q ficam o dia todo sentados em cada uma das salas sem fazer nada pensam!Eu acho q esse serviço eu não conseguiria levar...bão.

O caminho de volta passava pelo Big Ben, pelo Tâmisa (o rio), a London eye (a roda gigante), e essa parte de Londres em especial é demais...vc se sente hipnotizado, e se belisca pra entender onde realmente vc está.
Era hora de eu me despedir das minhas cias queridas dessa viagem no sábado a noite, no metrô mesmo, mandando beijos na baldeação deles, eu continuava no mesmo caminho, entra uma turma de ingleses da minha idade mais ou menos, um grupo de 6, metade metade..um deles me pergunta, esse beijo é pra mim...e eu super cansada e sem saco pra xavequinho digo, nãoo..há há há...continuamos a conversa, blz, eles perguntam de onde eu sou (detalhe eu estava totalmente capotada com direito a casacão, luva, chapéuzinho e cachecol e dois deles apenas de camisa social..), eu digo q sou do brasil e pergunto se eles não estavam com frio...o loirinho um deles me responde (agora vcs precisam carregar na imaginação no mais forte sotaque inglÊs): "this cold is RIDDDDDICÚLUS...this is not cold for me...", e enfim...tudo bem, tiro a minha luva de leve e começo a pensar, realmente, comece a se acostumar, vc ainda está no outono, o pior está por vir...e é isso pessoal!

Aufwiedersehen!!!

Nenhum comentário: