E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

As Relações Públicas



Impressionante eu nunca ter falado nada sobre essa profissão, atividade, mito, ou qualquer coisa q pode-se aferir do complexo e muitas vezes ambiguo termo: relações públicas.

Pra mim no começo, (por volta de 2003), uma garota de 17 anos, essa palavra parecia conter todas as respostas aparentemente necessárias, para os meus receios e dúvidas a respeito da maioridade, do próximo passo a ser dado. Estamos no Ensino Médio, e como q numa torrente surreal somos tragados pelo mundo universitário...

"A melhor fase de nossas vidas", senso comum. Mas para mim, lembro-me apenas do desejo impossível de apenas continuar sendo criança. Não me lembro de várias coisas da minha vida, minha memória realmente é curta, mas me lembro de dizer q não gostaria de crescer, deixar de ser criança, pq os adultos tinham muitas preocupações, e eu gostaria de continuar daquele mesmo jeito inocente e infantil. Bom, ao contrário de Peter Pan, não encontrei minha Terra do Nunca, mas cai como de paráquedas na Universidade.

Sabia q tinha q ser algo na área de Humanas. E isso é e sempre será claro pra mim. Não fazia idéia q seria direcionada para Comunicação, e de quão complexa e presente em nossa vida essa palavra e tudo o q ela reprensenta é. Comunicar. Comunicólogo. Comunicador. Nunca soube entender muito bem a diferença. Sei q não existem apenas aquele da TV, o âncora do jornal, o Faustão, Silvio Santos. Nesse caso, na habilitação de Relações Públicas, trata-se de um profissional quase anônimo, q se encontra onipresente nas trincheiras empresariais, tanto no chão de fábrica propriamente dito, quanto, ao mesmo tempo, precisa dar satisfação e conselhos diariamente aos "bam bam bans" das grande industrias e multinacionais, conseguindo o respeito e a dignidade a q tanto busca desde o primeiro dia em q decide ser relações públicas. Todas as profissões têm seus estereótipos e dificuldades, mas no caso, tenho q puxar a sardinha para a profissão q, a priori, e no papel, escolhi ser uma profissional.

Penso constantemente na minha primeira escolha, ao prestar relações públicas. Penso q não tenho realmente a paixão necessária para exercê-la. Penso q podia ter feito outra coisa, algo mais teórico, mais acadêmico, próximo das tantas "logias" q tivemos no primeiro ano e q tanto me encantavam. Porém penso nos agora colegas de profissão e seres humanos maravilhosos q conheci. A universidade pública peca em muitos sentidos, não cabe a mim, e tbm nem quero entrar nesse mérito aqui...mas se tem algo q eu tenho certeza,e já disse isso algumas vezes, é q meu real e sincero aprendizado, algo q eu só conseguiria lá, naquele ano, naquela época, é o q eu tive, diferenciado e especialmente, com cada uma daquelas quase 49 pessoas com as quais eu passei, agora posso dizer, os mais maravilhosos anos da minha vida.

Não tem como explicar, é algo mágico, a faculdade se encontra em um mundo paralelo, onde eu pelo menos, realmente descobri o q eu quero pro resto da minha vida. Não em matéria de carreira, mas em matéria de valores humanos, e isso é impagável. Não tem como descrever a saudade q eu sinto.

Esses dias me peguei sozinha na lavanderia da casa, fechando os olhos e tentando mentalmente me esvair daqui, da Alemanha, desses costumes tão opostos, de tudo. Minha mente se encarregou de me levar pro lugar q eu me sentiria mais segura, mais querida, mais em paz. Tão rapidamente, minha mente me levou pra uma sala improvisada, no centro oeste paulista, numa cidade grande do interior, era 2005 eu acho...por volta das 13:12h da tarde...haviámos, eu e mais quatro colegas de casa, minha segunda família, acabado de almoçar uma comida deliciosa e de falar e falar e falar e dar risada, agora estávamos sentadas, meio deitadas assistindo tv, todas quietas, eu tomava um café e comentava uma coisa ou outra, uma meio q dormia, outras prestavam atenção e pediam pra eu ficar quieta e fazer o mesmo. Lá, naquele lugar, eu construi uma vida, e lá, mesmo q por alguns minutos eu encontrei um consolo novamente. A memória está aqui comigo, pra sempre, ao meu alcance.

Voltando ao trabalho!

Aufwiedersehen!!

3 comentários:

Unknown disse...

Nada como ter boas lembranças na vida , não é mesmo querida...
Nas minhas mais queridas vc faz parte delas e enche meu coração de alegria e ternura so de lembrar desse seu sorriso sincero, aberto e acolhedor...te amo filha.bjs

Anônimo disse...

belo texto hein van!
arrebenta!
haha

Isa Bela disse...

é isso mesmo q a gente leva da facul.. sempre achei!

saudade de tudo.. simplesmente tudo.

e de vc!

beijo, grandona!
te amo