E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Nada como o lar

Segunda-feira, dia 4 de maio de 2009. Munique/Alemanha. 5:50h: o despertador toca, eu acordo, me arrumo rapidamente saindo da casa de uma amiga para ir a pé em direção à estação de metrô, a fim de chegar a tempo,exatamente às 6:05h e pegar o metro para casa. No caminho, 7 min de caminhada cai uma garoa leve, o tempo é frio, destoando do clima agradável da primavera aqui...chego a tempo para pegar o trem, minha estação é logo a seguinte, lá ainda espero pelo ônibus q chega pouco tempo depois para me levar diretamente pra casa. 6:20h toco a campanhia para a minha gast abrir a porta (já q ainda me encontro sem chave de casa), coloco os pães e os brezels para assar...guardo a louça do dia anterior, faço o café...O que parece a vcs?Posso afirmar "peremptoriamente" q eu não poderia estar mais satisfeita! Vale dizer q eu acabo de voltar de uma viagem looonga através da Alemanha...cruzei literalmente o país de sul a norte...desde sexta, saindo de madrugada daqui de Munique (após uma quinta de despedida da Frühlingsfest aqui, lógico..como não poderia deixar de ser...), até Hamburg...foram quase 5 horas de viagem no trem de alta-velocidade daqui...por volta dos 250km/h...a volta foi, digamos mais lenta...8 horas de carro Hamburg/Munique.

A viagem foi ótima...revi amigas q eu não via há tempos, conheci pessoas ótimas, outras nem tanto...(rs)...pegamos dias lindos e ensolarados beira mar (a cidade é um porto), mas como reza o senso comum, não há nada como voltar pra casa...tenho sentido isso com mais intensidade ultimamente, talvez devido ao dia da partida q se aproxima, talvez pq finalmente eu entendi a máxima q meu pai sempre tentou enfiar na minha cabeça a vida toda: "Vc não precisa sempre de super-produções pra se divertir". Simples e exato como sempre. O mundo (não vou cair numa de dizer "a sociedade"), nos prega essa sensação constante, incutida em nós,não vou especular por quem ou o q, de que precisamos constantemente estar em mudança, q devemos encarar o mundo, viajar, conhecer novas pessoas, culturas, blá blá blá...parece irônico, mas eu precisei vir até aqui pra afirmar categoricamente: Não necessariamente(rs). Cada um sabe o q precisa...podemos sim ter uma vida maravilhosa conhecendo só o nosso país, tranquilos em casa, no nosso velho emprego, com as velhas companhias, e isso não é ser simplório (ou simprão). Pelo menos é o q eu penso, hj (pq se eu tenho uma certeza nessa vida, é a de q eu ainda vou mudar MUUITO de opinião, e eu tenho esse direito). Bom, chega de auto-ajuda...afff..vamos falar de Hamburg.

Bom, Hamburg fica a exatos 776 km de Munique...uma baita de uma viagem..mas valeu a pena. Ela é a segunda maior cidade da Alemanha...e tem um clima totalmente diferente daqui do pessoal do sul...eu realmente não me senti na Alemanha q eu conheço no cotidiano...o norte é bem mais liberal, alternativo e posso até ousar em dizer "aberto" (não sei se é essa a palavra certa), q o sul (leia-se Bayern e Baden-Würtemberg). Normalmente uma cidade portuária tem características mais flexíveis em se tratando de lidar com os tipos humanos diferentes, algo mais relaxado..e Hamburg é tudo isso...logo de cara, na estação principal se encontra todo tipo de pessoas e esse clima "descolado"...
Cheguei lá na sexta do dia 1o de maio quase meio dia...tive q esperar pelos meus amigos q vinham de Düsseldorf de carro umas 2 horas...então aproveitei pra fazer um tour de ônibus (coisa q nunca fiz na vida aqui nas Europas)..o q se mostrou uma ótima idéia...até consegui acompanhar o nosso guia, quase particular (éramos em 5 no bus, não, não "éramos seis" háhá), descrevendo a cidade em alemão..e fazendo piadas sobre o Brasil e Munique por minha causa...sobre a Grécia, Baden-Baden e Kiel, por causa dos outros turistas esparsos...mas o show deve ser bem feito, mesmo q pra uma pessoa, e ele foi ótimo...passeamos na parte de cima, um sol delicioso q Deus mandava...ótimo começo...na estação principal, durante o tempo todo q esperei pelos meus colegas de turismo, fiquei procurando de onde vinha uma música clássica q tocava bem alta e nítida..durante todo o tempo..até o domingo na minha volta, não achei de onde vinha, mas era o máximo...aquela "trilha". Passeamos no sábado a pé...domingo pegamos um barco até a prainha q eles têm lá, ficamos horas deitados curtindo o sol e a (pasmem) areia!!Praia criada..não nascida assim, mas tá valendo...deu pra matar a saudade do mar...As fotos ainda vou ficar devendo pq minha câmera resolveu ficar sem bateria...estou à espera das fotos alheias mesmo.
Uma curiosidade pra quem não sabe, no começo da carreira, os Beatles (eles mesmo), pouco antes de estourarem na Europa e nos EUA, tocaram por dois anos em Hamburg. 1960 até 62, num bar escondido e sujo na "Repperbahn" (a principal rua de bares até hj), aprendendo, com muito trabalho e quase q sem descanso, boa parte do q os impulsionou a se tornarem o fenômeno q são até hj!

A volta é um capítulo a parte:Aqui na Alemanha existe um site chamado "mitfahrgelegenheit", entenderam né?ahahaha...é algo como "viajar junto". É um site onde as pessoas se cadastram para dar carona e cobrar um preço por essa carona, e vice-versa, pessoas procurando carona. Algo muito prático e bem tranquilo, já fiz uso dele várias vezes, mas nunca pra tão longe...enfim, combinei com o meu "mitfahr" o horário, 16:30h na estação principal (a música clássica continuava alta e invísivel...). Normalmente a pessoa liga, diz a cor do carro, e uma saída pra nos encontrarmos...o engraçado é ficar imaginando o tipo de pessoa q tem aquela voz...nesse caso, o "dono" da voz era um turco com seus 30 anos mais ou menos, não nascido aqui (falava ótimo alemão, mas tinha sotaque), dirigindo uma mercedes de última geração (não me perguntem qual, só sei q era nova), e os passageiros: um senhor alemão de Munique, por volta de 60 anos, e uma quase octagenária senhora afeganistã. Não sei pq cargas d´água eu fui a escolhida para ir na frente, e vou contar pra vcs, a mercedes é apertada!!!e eu tive q ir retinha sem descer o banco pra véinha ficar tranquila com seus joelhos atrás de mim...paciência. Eu diria q uma galerinha no mínimo diferentona né...mas todos bem educados, nada a reclamar...fora um baita arrotão q a senhora soltou depois de beber água, tranquilo...(ninguém pareceu se incomodar). No meio do caminho, em Leipzig, fizemos uma pausa num Burger King..foi bem interessante..o turco disse q voltaria dali a 20 min, pra esperarmos por ele lá...saímos eu, a senhora e o senhor foi fumar...ajudei a senhora a sair de trás com muito esforço (a mercedes é bem baixa), e fiquei meio em dúvida se dava uma de "coleguinhas" e dizia, "vamos no banheiro miga?"...então dei um sorrisinho e fui sozinha mesmo...na saída a encontrei tbm por lá...acabamos sentando juntas no burger king, o senhor se juntou mais tarde...eu tomei um sorvete e sujei meu cachecol, o senhor (todo sorrisos para mim..), me ofereceu um lencinho pra limpar..batemos um papo, o turco chegou. E a viagem no final correu (literalmente) muito bem, pegamos uns congestionamentos (na Alemnaha tem sim, muitooo congestionamento), e chegamos em Munique por volta da 1h da madrugada...

Agora acho q eu fico meio tranquila por aqui mesmo...economizando, estudando o resto de alemão q me resta e curtindo o meu lugar comum e pessoas de sempre mesmo...ohh beleza!

Aufwiedersehen!(cada vez mais perto..."

3 comentários:

FER disse...

Vann !!!
eu fiquei imaginando a cena..vc e os idosos na mercedes ahahah a parte do 'vamos no banheiro miga?' foi demais ahahah sua cara...
deve ter sido mesmo bom demais pode ficar pertinho do mar ne...tao distante da sua realidade atual!
continua escrevendo bastante hein!
beijo!!!

Carol VL disse...

Van, q lindos os posts... dá p/ imaginar vc flando td isso, c/ o seu jeitão... rss
passando mal d sdds, "miga".... hehe
Bjao

Isa Bela disse...

ótemo!

q povinho mais peculiar essa da sua carona..

Posso te pedir um favor (ou dar um conselho, como queira ..): esse fundo preto TA FODA... to ate agora c o preto e as linhas brancas marcadas na retina.. fica mto mto mto dificil de ler... muda de volta pro branco, vai ?!

beijos te amo