E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Continuação Paris...

Continuando, no segundo dia, sexta-feira...finalmente consegui descansar e
no outro dia acordar "fit" para a nova batalha turística (primeiro dia numa cidade turística é sempre uma corrida desenfreada para conseguir passar por todos os pontos importantes e conhecidos possíveis no mais curto espaço de tempo...ufa..cansa só de pensar). Conhecemos finalmente o Arco do Triunfo, a famosa avenida Champs-Élysée, com suas grandes marcas, pelas quais passamos respeitosamente e sem entrar nas lojas..., mais alguns lugares...e então, acabamos de ver muito do q tínhamos colocado como meta antes e já estávamos estafadas de tanta andança, fazia tbm um calorão (q eu estou longe de reclamar), e tb pq queríamos estar vivas para a festinha programada na casa de um conhecido francês a noite, fomos embora um pouco mais cedo pro hostel... nos arrumamos, descansamos e saímos pra noite parisiense...q é um espetáculo a parte..aconselho a todos q forem pra lá, q se resguardem para uma boa caminhada na cidade luz (não me admira o nome), durante a noite...é de cair o queixo! Já na casa do meu amigo virtual, a festança com os franceses, seus vinhos, suas pastas e seu temperamento delicioso foi uma maravilha, cada vez mais percebo como eu amo esse jeito "latino" (se é q se possa chamar assim), de ser. Eles tem o jeito parecido, aberto e espirituoso dos italianos pelos quais eu tbm me apaixonei a primeira vista, é tudo tão próximo, familiar, natural, e espantosamente alegre depois desses meus 10 meses na Alemanha, parece até q eu não nasci onde eu nasci...bom pra relembrar o lugar ao qual eu pertenço...(sem desfazer dos alemães,mas cada um é cada um, e eu não sirvo pra alemoa). Dia seguinte guardamos especialmente para o "Chatêau de Versailles", q de chato não tem nada (risos risos...há há há), talvez o palácio mais famoso do mundo, aquele, invadido pelos revolucionários franceses q expulsaram toda a nobreza folgada e gorda em 1787...enfim...o sol estava de rachar, mas isso não nos impediu de esperar na fila por quase 1 hora e meia...valeu a pena, demais! Passeamos lá por dentro por umas duas horas, mas por pura burrice perdemos de continuar e ver o jardim gigantesco, realmente nos perdemos naquele lugar imenso..esse fica pra depois...pegamos o nosso trem pra voltar pra cidade (o palácio fica há uns 40min de trem de Paris), e ficamos de procurar um bom lugar para comer, pela primeira vez na cidade, provar algo típico...o q acabamos por não fazer, mas isso não vem ao caso, vem ao caso q olhando os preços dos menus de um dos mil restaurantes q estávamos procurandoo, do lado de um parque qualquer , no qual paramos para descansar na grama, eis q eu avisto um rosto nacional conhecido...era o ator Dan Stulbach...tento explicar e mostrar paara as minhas companheiras lerdas, mas elas ficam no "hã hã hã?", ele passando, ele indo embora, eu perdendo a oportunidade, eis q eu grito sem pensar um: "Dannnnnnnn!!", ele se vira, eu vou ao seu encontro seguida das minahs amigas q começavam a compreender, peço pra tirar uma foto, ele aceita impassível, as quatro sem reação, alguém diz "pega a camêra", a outra responde "ah..tá..", queremos tirar a foto, pedimos pra namorada, ela tira, eu dou dois tapinhas nas costas dele e digo "sou sua fã viu..", e sou mesmo... Parece coisa de tiéte besta, e na verdade não deixa de ser, mas eu realmente respeito o trabalho do cara, e considero um dos bons da geração atual de atores brasileiros q não se restringe às novelas globais e personagens de meia tijela..além de ser gatão, vamos combinar...



Terminamos o dia feliz, no Trocadero, estação próxima a da torre Eiffel, na verdade o ponto principal para ficar olhando a torre, um lugar muito agradável, esperando até meia noite para o famoso show de luzes da torre.
Último dia...domingo de sol e calor escaldantes, acordamos cedo para chegar cedo no jardim q fica na frente da torre, para nos despedirmos dela, e tomarmos um merecido café da manhã de despedida...pegamos o carro e finalmente nos dirigimos de volta para a Alemanhazinha...agora é só ligar o GPS, quem começa dirigindo? eu respondo: "eu começo", fácil assim?acabou a viagem?Incorreto!Primeiro q ao sair dirigindo, notamos muitas buzinas atrás de nós, pessoas nos chamando, pensamos, nosssa....q q há mermão??quando caimos em nós, vimos q tínhamos deixado o porta-malas aberto. Sim meus amigos, e não para por ai. Não sei se vcs já ouviram falar, mas a cidade de Paris é muito conhecida pelo caos no seu trânsito, pelo alto número de carros e motoristas malucos...bom, parece q eu era um deles naquele domingo dia 14 de junho inesquecível...eu tbm sou bem conhecida pelas minhas aventuras no trânsito, na direção e ainda mais particularmente minha afeição quase doentia pela contra-mão. Isso mesmo, desde o dia q eu reprovei na minha primeira prova de direção, lá pro final de 2003...eu tentava acompanhar o pensamento do GPS alemão, acompanhar as regras de trânsito francesas, ouvir meus amigos não muito amáveis gritando em português pra me falar pra onde ir, deu q eu entrei contra-mão, parei em lugar errado,no meio de uma avenidona, e quase q concomitantemente avistei um guardinha me chamando pra encostar. SIM, eu fui parada pela policia em Paris. (Se eu tivesse q morrer de infarto eu já teria ido dessa pra uma melhor naquele instante).

O guarda veio e deslanchou a falar francês, demorei um pouco, me recompus, não consegui dizer nada, ele mesmo disse "english?", "y-y-y-es...", conversamos, pediu pra ver minha carta do brasil, pediu o passaporte, a permissão alemã (q estava no porta-malas, ele pediu pra eu pegar, eu disse q sim, continuei sentada, meus amigos gritaram pra eu ir pegar, eu fui trôpega, mostrei, ele leu meio rindo, tudo em alemão, viu uma data, era a errada, eu mostrei a certa, pediu pra eu voltar pra frente), ele me puxou a orelha, me disse q eu nao devia dirigir descalça (no Brasil pode não?), me disse várias coisas sobre contra-mão, mostrou a placa, falou q não importa o país q seja, q era uma regra óbvia, em vermelho, etc e tal...q eu tinha q ter perdido minha carta, falta 4.2 ou seja lá o q for.
Eu só consegui dizer: "fique tranquilo meu senhor, eu nunca mais vou dirigir em Paris, eu estou indo embora..."E é isso ae..dessa vez eu sobrevivi, foi tranquilo, depois de umas duas horas eu sai do estado catatônico de stess pós traumático.Voltamos pra Munique e para suas ruas pacatas, ufa...

Aufwiedersehen!







2 comentários:

Isa Bela disse...

HAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

lembrei mto de vc dirigindo em campinas, em dia de mta chuva, atolando, e tudo mais.

mas enfim, vc venceu todas as fases do seu joguinho real de video game

HAHAHAHA
adorei suas historias parisienses

FER disse...

ahahahahaha afeicao quase doentia pela contramao foi demais!
eu lembrei de vaaarias coisas...inclusive q vc ainda era conhecida entre os caras da auto escola qdo eu fui tirar carta em 2007 hahahaha...
tbb adorei as historias parisienses vanzinha...
um beijo!