E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Mais uma vez Italia...

Ultimamente tenho sentido o chamado do tempo, e lembrado q estou ainda cheia de possibilidades na Europa, a tão agora familiar Europa, porém com os fins de semana, o dinheiro e a energia para viajar contados...aprendi a utilizar um meio de organização muito interessante, o check list, a seguir o meu:
  • visitar os pontos turísticos q me restam aqui em Munique;
  • Dahau, o campo de concentração;
  • Düsseldorf e Colônia (Alemanha);
  • Dresden (Alemanha)
  • Veneza;
  • Budapeste;
  • Berlin só mais uma vez...ahh Berlin...;
  • Regensburg, minha cidade amada;
  • Pforzheim e Stuttgart;
  • Barcelona e Madrid (passagens compradas, tudo certo!)
  • Konstanz, e o Bodensee (um lago q parece mais uma praia, famoso aqui na Alemanha);
  • minhas origens em Padova. (CHECK)

Bom...conto até minha partida, livres, 5 fins de semana, então, a não ser q eu seja clonada (o q deve ser evitado para q o mundo permaneça de pé), acredito q não conseguirei cumprir todos os meus destinos almejados...deixa pra próxima...mas esse último fim de semana estive novamente na minha já amada Italia...num impulso de quem logo vai embora, chamei um amigo meu, me planejei com os sempre presentes "mitfahrgelegenheit" (as caronas...), e fui no sábado de manhã, quando eu vi o último sol nessa terra q só nos manda chuva e tempo nublado em pleno começo de Verão, para a Italia...mas precisamente para o norte. O caminho de mais ou menos 5 horas de carro é de encher os olhos, e vimos a mudança do tempo cinzento e fechado da Alemanha, começar a se iluminar na Austria, para enfim alcançar o ápice de um verão merecido na Italia. Fomos deixados em Verona, e minha expectativa não era das grandes...já haviam me falado q a cidade não tinha nada demais, a não ser por ter sido a cidade de Romeu e Julieta de Shakespeare*. A viagem toda na verdade foi de uma não pretensão própria das viagens feitas de última hora..caminhamos a cidade de ponta a ponta, e foi realmente adorável...uma cidade linda linda linda, com o charme italiano e interiorano ao mesmo tempo, já abarrotada de turistas...e tem tbm um arena, como uma miniatura do Coliseu, bem interessante...

Continuação, de acordo com os nossos planos, nos dirigiríamos para Padova, possível cidade dos meus antepassados italianos...logo na chegada a noite, sentimos a discrepância com a Verona de pouco tempo atrás, a região perto da estação principal é bem esquisitona e cheia de um povo ainda mais esquisitão...procuramos uma lan house para achar um hostel decente para ficarmos...detalhe: interior da Italia, tente se virar no italianês, pq inglês não rola messsmo!Tentei procurar o meu sobrenome na lista telefônica, mas não tinha lista...fomos para o Hostel...o caminho nos mostrou bem mais interessante, e a nossa primeira impressão foi passando...uma cidade também muito bonita, e toda movimentada como deve ser toda cidade num sabado a noite..eu e meu companheiro achamos o hostel, juntamos o resto de nossas forças e nos dirigimos para beber uma cervejinha na praça principal, sentados na mureta observando os adolescentes italianos, todos chiques, querendo impressionar com suas lambretas e carros, ou do jeito característico de cada um, do mesmo jeito q todo adolescente nessa fase de auto-afirmação....opa, senti uma nostalgia??oh tempo bom....mas nem faz tanto tempo...

Dia seguinte caminhamos, caminhamos...mas era domingo, tentei falar com um paróco na igreja, pedir o registro dos nomes da cidade (conselho do meu tio...), mas ele me disse q era domingo, q isso era no cartório, q só abria na segunda, com um sorrisão no rosto, como se eu não fosse perder minha chance, e ainda estivesse lá na segunda...detalhe, tudo em italiano..eu achei q eu to fluente, meu amigo não concordou...enfim...A cidade continuou linda, o sol cada vez mais forte, os velhinhos iguais aos meus tios e avós por todos os lados, e chegou a tardizinha, eu me encontrei com a minha carona e voltei para a cinza (até agora!!!!), Munique...

*Romeu e Julieta pertence a uma tradição de romances trágicos que remonta à antiguidade. Seu enredo é baseado em um conto da Itália, traduzido em versos como A Trágica História de Romeu e Julieta por Arthur Brooke em 1562, e retomado em prosa como Palácio do Prazer por William Painter em 1582. Shakespeare baseou-se em ambos, mas reforçou a ação de personagens secundários, especialmente Mercúcio e Páris, a fim de expandir o enredo. O texto foi publicado pela primeira vez em um quarto[a] de 1597 mas essa versão foi considerada como de péssima qualidade, o que estimulou muitas outras edições posteriores que trouxeram consonância com o texto original de Shakespeare.

Arrivederci!!

2 comentários:

Unknown disse...

Se a Itállia continua linda, o seu modo de escrever é encantador, faz com a gente se sinta andando ao seu lado sentindo o sol no rosto e tendo as mesmas emoções.Saudades.Amamos vc.bjs(muitos)

FER disse...

e nao era vc q tava com preguica de ir pra italia na chuva? haha
ainda bem q valeu a pena neh van..o jeito q vc escreve realmente da pra imaginar como se a gente estivesse ali do seu lado..
e eu queria mttt te visto vc improvisando no italiano! eu acho q eu ia concorda com o seu amigo..fluente vc exagero neh amigona!
muuuuuuuuuita saudade van! nem acredito q ta chegando!
beijo
te amo muito muito