E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Palavras, palavras...

Estou numa luta constante interna pra não escrever certas coisas q eu penso...serei mais clara. Já comentei uma ou duas vezes aqui sobre estereótipos, generalizações e coisas do tipo, e uma vez sendo a metamorfose ambulante q sou, devo ter caído em algumas contradições, primeiramente afirmando quão burras e superficiais essas "cristalizações" são, e em outro momento em como, de certa forma, elas realmente fazem sentido. Ando dividida entre o q eu aprendi batidas e batidas vezes na Universidade, em especial na aula de Sociologia, que não se DEVE generalizar...mas conhecer e ver cada caso, e entre a minha experiência com as pessoas, e principalmente nacionalidades. Pois vejam bem, a escrita, a Internet, os e-mails, até mesmo antigamente as cartas, já dizia uma amiga minha, são meios de comunicação perigosos, apesar de ser uma "escritora" impagável, desde pequena (e olha q isso faz tempo heim...), tenho q concordar com ela. Ao escrever no calor do momento, em determinada ocasião, em certo nível de maturidade (ou imaturidade), cravamos e deixamos para a posteridade o q seja q tenhamos pensado, sentido ou feito naquela determinada época em potencial. E não adianta chorar, jurar o contrário, oq tá escrito, postado, "blogado", tá feito! Só nos resta sempre admitir q podemos mudar de opinião, e isso meu amigo, é uma coisa q eu não tenho a menor dificuldade de assumir, q eu penso isso, eu ESTOU isso, e dá-lhe dialética*!

Eu dei todas essas voltas, formando oitos no chão como uma motocicleta desgovernada pra variar, o característico dos meus devaneios (no momento q saem sempre sinceros até cairem no vento da vida), pq eu imagino q vcs ai do Brasil q lêm esse blog, principalmente meus conhecidos, até hj, por mais q eu esteja aqui já há exatos 10 meses, gostariam de saber o q eu penso dessa cultura q me acolheu (na maioria das vezes) por todo esse tempo, e q é tão diversa à nossa quente (olha a crítica já...), cultura brasileira - não é latina, apesar de haver semelhanças impagáveis nesses povos, mas brasileira. Dizer q os alemães são todos iguais com certeza é uma falácia, bem como dizer q todos os italianos, espanhóis, chineses, americanos (esses, um caso a parte de estereótipo real) e brasileiros tbm são iguais, mas q todos nós e nossas culturas, nacionalidades temos traços em comum, isso temos sim e não adianta fingir q não, então dá pra generalizar hj? Eu digo: Dá sim! Mas de leve...hehehe....

Mito:
  • eles são mal-humorados;
  • eles são grossos (poucas vezes, eu diria q eles são mesmo é sinceros, mas veja bem, em questões mais superficiais, como aparência, linguagem, pedidos em restaurante, muitas vezes no trabalho);
  • a língua é impossível (quando se estuda vc vê q a língua alemã é muito prática e funcional como por exemplo em palavras auto-ilustrativas como "käsefuss", literalmente queijo do pé, ou na tradução: o nosso chulé;
  • eles são frios e não afetuosos (a grande diferença está no tempo de convivência, se eles são formais com estranhos?ou conhecidos?São sim, mas no ambiente familiar, e entre amigos eles podem ser muito carinhosos).

Fato:

  • eles bebem muita cerveja e desde muito cedo, na verdade no séc XVII, por aí, a cerveja era considerada um bem alimentar, bem como o pão (fonte: cardápio da Hofbrau, cervejaria mais famosa da Alemanha);
  • eles são econômicos (para usar o eufemismo né...), comida aqui por exemplo é contada, não é como nas festas brasileiras onde nos reunimos em volta da comida, aqui eles se reunem, e "se bobear" tem um petisco e bebidas normalmente;
  • falam na cara sem aviso prévio o q quer q seja;
  • são curiosos (eufemismo pra xeretas mesmo...);
  • tem um humor muito interessante (sem eufemismo, realidade);
  • ficam desconfortáveis e na defensiva quanto a Hitler e o holocausto;
  • aparentemente trabalham menos q nós, mas na verdade têm um sistema de trabalho q otimiza o tempo de forma inteligente;
  • são "bon vivants" de carteirinha e praticam muito esporte;
  • não há muito contato (o q não significa necessariamente q eles são frios, eles são não tem o costume de ficar pegando nos outros, comprimentando Deus e o mundo com beijinhos e abraços);
  • sempre sorriem quando falamos do Brasil.

Eu poderia dizer mais algumas coisas quanto aos homens em geral e seu tipo característico e quanto às mulheres, mas ai sairiam farpas complexas, opiniões e teorias próprias de caráter subjetivo (q conferem...hhehhe), os quais eu prefiro DIZER pessoalmente pra quem se interessar.Se alguém tiver mais curiosidades por favor não hesitem em me perguntar.

*Dialética (português brasileiro) ou Dialéctica (português europeu) (do grego διαλεκτική (τέχνη), pelo latim dialectĭca o dialectĭce) era, na Grécia Antiga, a arte do diálogo, da contraposição e contradição de idéias que leva a outra idéia.

Aufwiedersehen pra valer agora!Dois meses na contagem regressiva!

Um comentário:

Unknown disse...

Estamos contando os dias e te esperando de braços e coração abertos, fora isso, é muito, mas muito bom e agradavel o jeito como vc escreve.bjs da mami e do papi