E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

terça-feira, 7 de julho de 2009

"Sveitabrúðkaup"

....E então como prometido...passei por bons momentos nesse "27. Filmfest München 2009", mas nenhum dos momentos se comparam às 20:00h da última quinta-feira, dia 02 de julho...pra quem não entende muito bem islandês (rs) o título acima é o nome do filme q foi traduzido como "Country Wedding" em sua língua criativa mãe: "A couple thinks nothing could be nicer than a wedding in the country. It's only an hour's drive from the city but, of course things don't go as planned" (http://www.bfi.org.uk/lff/country_wedding). Poisé...a diretora do filme, Valdís Óskarsdóttir, foi curta no seu ingês carregado de islandês antes do filme começar: "I hope you like our movie.." ou alguma coisa do tipo, ao q foi respondida com um aplauso de empatia, e toda a projeção foi uma viagem com o filme, e tbm de troca de boas sensações entre os tantos desconhecidos q lotaram a sala do Cinemaxx nos arredores do S-bahn do Isartor.
O filme se consiste basicamente em um casamento, ou o caminho até o casamento propriamente dito. Os noivos são separados um em cada ônibus,com suas famílias e conhecidos em questão, para o bem da sorte claro, não se encontrarem antes da cerimônia.
Durante o caminho, q deveria durar uma hora até a capela no interior, se o noivo não estivesse realmente perdido, uma série de acontecimentos trágico (para a noiva q espera q tudo seja perfeito), cômicos (para nós espectadores q quase nos matamos de rir), fazem desse filme uma comédia simples e cativante como há tempos não assisto. O roteiro, escrito juntamente com o elenco impecável, vale lembrar, é de uma dinamicidade e humor negros contagiantes...a platéia ia ao delírio, aos risos, e tbm se emocionava com a profundidade das histórias contadas...não conto mais, pq eu desejo de coração esse filme a todos, sem distinção...
....

Na sexta dia 3 de julho, no restinho de tarde de verão por aqui, por volta das 19:00h, a caminho da minha última projeção do festival, a sensação de pertencimento não podia ser maior, aquela brisa suave, a temperatura perfeita depois de uma das muitas chuvas de verão q andam caindo por aqui, me levou quase q flutuando até a sala de projeção. Eu me sentia mais do q nunca uma moradora incondicional de Munique, no meio dos tantos visitantes e perdidos pela cidade para o festival de Cinema, lá estava eu, na minha cidade, no verão, num sexta-feira, me dirigindo a uma sala de cinema para um filme de Steven Soderbergh...
Já comentei sobre ele com vcs por aqui...ele tem sido um dos meus preferidos diretores nos últimos tempos, alcançou fama através da saga hollywoodiana "11 homens e um segredo", mas o negócio dele é vídeo independente, como o q o sagrou como o mais novo vencedor da palma de outro no festival de Cannes, com "Sexo, mentiras e videotapes" (assistam!). Enfim, foi para mais um desses filmes independentes de Soderbergh q eu me dirigi nessa última sexta. "The Girlfriend Expierence" conta a hisória de Chelsea, vivendo a evolução da profissão mais antiga do mundo nos nossos tempos atuais e tecnológicos...mesmo cercada de cuidados, e exercendo seu ganha pão na high society, ela trava lutas diárias com o seu eu feminino q tende a intervir no seu eu profissional, dividida entre vencer na vida, ser a melhor no q faz, e manter o namorado, não se trata somente de uma luta moral. Vale a pena!E assim, acaba meu festival....

Aufwiedersehen!!

Nenhum comentário: