E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Filmfest München - 1o de julho (quarta-feira)

Ao lado cena da parte da inglesa Jane Campion, ilustração sobre o nosso modo de lidar com o meio ambiente.


O tão esperado (por mim em especial), festival de Cinema de Munique, o segundo maior festival internacional de cinema da Alemanha, depois do Berlinale, começou na sexta dia 27 de junho. Já havia me preparado há tempos pra esse festival, um presente sem precedentes pra mim na minha própria cidade, mas a como a minha agenda varia de acordo com as necessidades q surgem no meu trabalho, então, não estava lá tão livre pra participar do jeito q eu gostaria (leia-se, acordar, almoçar e ir dormir nas salas de cinema). Comprei o meu ticket especial com antecedência, o "silbercard", q valeria por 5 projeções de minha escolha...fiz o meu pacote, q começaria na quarta, dia 1 de junho.

Minha primeira escolha era uma coletanea de 8 curtas de diretores conhecidos internacionalmente...trataria dos 8 obejtivos para o ano 2000, traçados pelos paises participantes do G8...o filme consistia em uma versão particular, de acordo com o seu país de origem, ou mesmo um vislumbre pessoal, de autoria de cada diretor convidado..uma iniciativa francesa. Abrindo um parênteses, o legal desses festivais é q antes da projeção propriamente dita, há uma apresentação primeiramente por parte da organização do evento e depois uma breve descrição de algum realizador do filme, como uma apresentação de uma peça teatral..nesse caso, um produtor francês, nos explicou em poucas palavras o q eu acabei de dizer sobre a iniciativa do filme, enfatizando o seu caráter independente, variando de autor para autor (leia-se diretores).

O time básico internacional contava com nomes como o do alemão Wim Wenders, da inglesa Jane Campion, do americano Gus Van Saint, e do ator e agora direto Gael Garcia Bernal por exemplo...
O filme ganha pontos pela ousadia e confiança nos autores/diretores, mas em muitos momentos tornou-se flagrantemente parecido com um vídeo institucional, por outro lado, fui brindada com momentos de leveza e simplicidade com a ótima Jane Campion (a mesma diretora de "O piano" - um dica tbm), e um surpreendente e consistente novo diretor, Gael Garcia Bernal e sua participação.

....

Nenhum comentário: