E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Amsterdam...

Amsterdam...Amsterdam...por onde começar a descrever essa experiência contemporânea q é a capital da Holanda?Bom, alguns dados talvez pra aquecer... a cidade possui 750 mil habitantes, e mais de 750 mil bicicletas. Isso mesmo, vcs entenderam direito, tem mais bike q
q gente em Amsterdam, e isso é só pra começar a molhar o bico em tudo de anormal q é fato e existe por lá, em comparação ao resto do mundo.

Sobre a minha viagem...partimos com uma galera de Düsseldorf (voltando de Berlin consegui finalmente, na sexta a tarde chegar no estado de Nordheim-Westfalen), saimos de lá umas 21h, e depois de duas horas, Euroooopa, estávamos em outro país, no caso, a Holanda.
Ao chegarmos, pagamos o hostel com o libanês lerdo da recepção e caimos na balada, pra ver qual q era...a partir desse momento comecei a observar o mundo louco volta de mim...parecia q eu estava literalmente dentro de um filme do Tim Burton (Edward Mãos de Tesoura, o do Bittle Juice, e o ramake da Fábrica de Chocolates, normalmente os filmes são estrelados pelo Johnny Deep), é um mundo mágico, paralelo, e toda a História q acompanha a cidade tbm é muito louca.

Resolvemos no dia seguinte, diante do lema "eu viajo pobrão", de autoria das minhas amigas, acompanhar um tour de graça pela cidade. Vale lembrar q esse "de graça" quer dizer q acompanhamos o guia despojado de pretensões, e no final ajudamos com uma gorjeta, é isso.Pra quem tiver essa oportunidade vale a pena, durou umas 3 horas, e cada uma de nós (estavámos em 5 demos 2 euros) a nossa guia de Nova York. A menina manjava tudo da cidade, e eu perguntei pra ela depois quanto tempo ela tava lá, esperando sei lá, uns 5 anos no mínimo, ela me respondeu, 2 meses.heheheh...quem pode pode, quem tem memória tem.É isso. Ahh..acho q em todas as viagens terei uma histórinha sobre a praga brasileira em todo canto...tinha um cara entregando uns "vale tour" pra galera q queria participar, ai a gente chego e começo a trocar em idéia com ele, tudo em inglês, ai mandamos um "Where are you from?",e ele "Brazil"...eheheheh...ridículo..a gente lá 15 minutos, seis brasileiros falando em inglês pra perceber depois q todo mundo é brasileiro.Enfim..continuando...minhas impressões:

...Além do lance do Tim Burton (veja bem, eu vou tentar descrever e tal, mas Amsterdam não tem como..só estando lá), eu tbm ouvia direto na minha cabeça ´the doors´, mais especificamente "riders on the storm", tipo, "cavaleiros na chuva", não sei se é pq chovia, como sempre nos dias q eu resolvo fazer turismo, não sei se pq the doors realmente tem tudo a ver com Amsterdam, não sei...só um devaneio pra constar.

Pegamos nosso tour finalmente, eram 11 e meia, e continuamos até as 15h mais ou menos...parando antes pra almoçar. O q aprendemos? A título de informação, Amsterdam foi o lugar em q a famosa Anne Frank se escondeu dos nazistas na época da 2a guerra, a menina de 13 anos escreveu um diário durante os dois anos em q viveu no porão de um escritório com entrada secreta com a família, até serem delatados aos nazis...ela conta sobre o medo da morte, as angústias da vida fugitiva, e até mesmo questões pessoais de uma garota normal de 13 anos. Seu sonho era ser uma escritora famosa.Bom, ela e sua família foram encontrados e morreram em um campo de concentração, só o pai sobreviveu para publicar seu diário q já foi traduzido pra mais de 60 línguas!Lá em Amsterdam tem a casa em q eles se esconderam, e do lado fica o museu da Anne Frank.

Sobre a legalização das drogas e do sexo pago. Prostituir-se foi desde sempre um ofício como outro qualquer na Holanda, as trabalhadoras pagam impostos, tem férias, tudo de papel passado. Essa é a parte mais surreal da cidade, todos ouvimos falar do "Red Light District", o bairro onde as mulheres ficam expostas nas vitrines para serem "vendidas", mas ver isso pessoalmente é outra coisa..nao tem como explicar...vc está andando na rua, há várias vitrines, de repente uma mulher de calcinha e sutiã, depois um vestido, depois um restaurante respeitável, tudo coexiste na mais pura normalidade...não se deve tirar fotos delas, existem muitas histórias, mas elas podem correr atrás pra pegar a camera, ou até mesmo jogar xixi na pessoa...coisas do tipo...coisa de loco!

Bom, sobre as drogas...nos anos 70 mais ou menos, havia por volta de 10 mil viciados na cidade, tudo era caos, as pessoas estavam realmente preocupadas, as autoridades idem, a solução encontrada foi a legalização da maconha, q aconteceu em 2000. No caso de Amsterdam pode-se dizer q a decisão foi bem sucedida pois hj há apenas por volta de 800 viciados na cidade. Agora na realidade, a maconha q é considerada uma droga mais leve não é realmente legalizada, ela é tolerada...é ai q entram os "coffee shops", q são cafés onde são vendidos os mais variados tipos da cannabis sativa, lá não é permitido vender bebida alcoolica nem fumar tabaco, o q é no mínimo curioso, mas enfim..é Amsterdam.

Enfim, acho q isso é tudo q eu lembro mais ou menos...a foto abaixo é o símbolo de Amsterdam, os três x...posso dizer por mim q essa cidade me causou com certeza uma impressão de "q bom q ainda existe um lugar no mundo q põe à prova coisas inconcebíveis pro resto das pessoas, e funciona por incrivel q pareça!", e me deixou tbm muito perplexa com sua existência...
um mundo de sonhos bons e maus, algo inexplicável q eu vi com meus próprios olhos e até agora não consigo acreditar...e isso é tudo... agora voltarei a passar os pijamas da chefia, varrer escada com medo da morte, e guardar essas memórias...










Aufwiedersehen!

2 comentários:

Anônimo disse...

ahh puta inveja...quero viaja...pior que acho que esse fim de ano nem uma praia vai rola...a grana ta curta e a receita ta exigente, não quer me dar folga...
mto massa deve ser amsterdam hein...fmz...qdo c viaja de novo agora? e pra onde?
bjoo van!

Unknown disse...

que d+ neidoliss
so de vc contar já dá pra imaginar o lugar..serio
ainda mais vc lá..
temos q combinar de ir juntas..
tipo super facil e rapido nehh
hahaahaha
saudades amor
se cuida aei ein
e bom trabalhoo
bjão