E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Aula de alemão

Hj me despeço do curso de alemão...para voltar no dia 12 de janeiro ou ainda mais tarde...a questão é q eu já tive no Brasil toda a gramática q eu precisava, e a verdadeira aula eu tenho mais ou menos 40 horas semanais no dia a dia...enfim, manhãs livres, metade do salário no bolso e vamo q vamo...mas tenho q assumir q já sinto uma certa nostalgia...apesar das 4 horas diárias e intensas de estudo e blá blá blá ou seria melhor "BRRA BRRRA BRRÁ"...enfim...apesar de tudo isso, e acordar cedo, quase congelar o nariz andando no frio matinal, foi uma parte no mínimo interessante dessa viagem...todos os países, todas as "viagens", todos rostos já conhecidos...algumas amizades continuam, outras se perdem no tempo...aliás, não contei pra vcs, troquei meu grupinho "descolado" todos na mesma faixa de idadee etal, pra ficar nas pausas na sala ainda conversando em alemão com as "senhoras" já casadas, como a espanhola, a polonesa, a moça do sudão (não sei o como se diz...), grega...mulheres sempre fantásticas e fortes.

Ontém, ainda tive um pouco de História..sobre a divisão da Alemanha e a existência da União Soviética..havia sobreviventes na sala, e personagens dessa História tão recente, mas q nos é tão distante e inimaginável...Der Kalt Krieg...a guerra fria. Minha professora italiana, q nasceu e morou parte da vida aqui contou dos tempos dificeis na época da separação (1961) com a construção do famoso muro "Mauer" de 160 km de distância e 3,60m de altura, o q na verdade só veio a oficializar uma realidade que já durava 16 anos (desde 1945). A parte Ocidental, Ost Berlin era a DDR (Deutsch Demokratisch Replubik) cuja capital era Berlin, e a parte Oriental, West Berlin era a BRD (Bundersreplubik Deutschland) cuja capital era Bonn.

Minha professora só de falar sobre o assunto fica notadamente abalada...contou q o marido havia estudado na BRD, na Universidade mais antiga da Alemanha, a Humboldt Universität, e de como ele se surpreende com a nova cidade q aparece diante dos seus olhos hj, a Berlin do Sony Center, depois do muro.
Contou tbm q uma amiga na época, q morava no lado oriental, precisava ir pro lado ocidental visitar um tio, teve q esperar 9 meses para liberação de seu visto de passagem, podendo permanecer do outro lado apenas por 7 dias...Lá tbm, no lado comunista, não havia café nem bananas, produtos q não podiam ser exportados...(a poloneza q comemora como gols as respostas acertadas e carrega uma bolsa da Hello Kit concorda, tbm viveu nessa época).
Descubro tbm q a terra do meu colega e praticamente vizinho, do jovem de quase 2 metros da Macedônia, juntamente com paises como Kosovo, Croácia, Servia, Bósnia, Estônia e outros, faziam parte de um único Estado, a Iugoslávia..

e é isso ae, tudo na prática, toda essa História e o resultado dela diante dos meus olhos...fascinante, mas tbm triste...

Aufwiedersehen!!

Um comentário:

Anônimo disse...

é muito mais história do que contou a dona fani, a dona magali e a dona jaque juntas!