E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Igual, diferente, global, cultural



Por aqui a palavra q mais aparece em pauta, no q se refere às culturas alemã e brasileira é:diferença. Cultura é algo tão abrangente quanto encantador, mas parando pra pensar, cultura também tem muito do adjetivo: diferença...o diferente leva ao característico de cada um, e é ai q se encontra a graça de toda essa viagem q faço, e do aprendizado decorrente dela.





Na contramão, vejo os ingredientes usados para a criação do q se convém chamar globalização, assunto q eu odiava estudar na Faculdade, a teoria de algumas coisas insistem em não me atrair, mas agora, aqui na prática, consigo entender o porquê do fascínio q essa palavra suscita. Globalização tem muito de outro adjetivo, do antônimo de diferença:do igual.





Muitas vezes, andando na rua, observando determinados comportamentos por aqui, no trabalho, nos relacionamentos, me pego pensando "é tudo Ocidente", mas analisando melhor, seria mais correto dizer, "é tudo bicho do capitalismo"...Burger King, Starbucks, Bob Esponja, Unilever...os produtos personificam-se e nos unem em detrimento dos oceanos q podem nos separar geograficamente...todos estamos unidos indelevelmente pelos laços da oferta e da procura.





Gente, pelo amor!Sou a última a criticar o Capitalismo, os brandings, advertising, e tal...mas a primeira a refletir sobre até q ponto essa nossa coexistência como nações, pessoas, e costumes deve se permitir ir, até virar inexistência cultural. Onde fica a linha q separa incolumes as riquezas culturais, até q ponto as sombras do prédio histórico de uma Freiburg na Alemanha, com os dizeres conhecidos da "United Colors of Benetton" pode ser considerado uma evolução ou um retrocesso...eu não sei, complicado né...

ps:é sempre bom lembrar q o nome do site é "sinceros devaneios..", so...

Aufwiedersehen!!

Nenhum comentário: