E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

sábado, 13 de setembro de 2008

simples como amar...


Um filme bem acabado sempre faz bem. Um filme com boas atuações, boa trilha sonora, bons diálogos faz um bem ainda maior.E quando vc tem a sorte de se encontrar com um filme q transmita exatamente aquilo q vc precisa e quer recepcionar no momento em q o assiste, q traduz as suas emoções e anseios ao mais alto nível artístico de beleza (vide duas postages anteriores), é simplesmente maravilhoso!
O autor de toda essa minha alegria (literalmente), é o nascido chinês, porém formado coreano, Wong Kar-Wai. Em seu doce e profundo "My bluebarry nights" (só pra variar um pouco, simplistamente traduzido como Um beijo roubado), ele faz questão de uma, madura-cantora/inexperiente-atriz em seu primeiro filme, Norinha Jones para os íntimos, com o sempre delicioso (em tds os sentidos) Jude Law, em um adorável conto sobre os caminhos q o amor pode seguir, q tem como principal argumento a solidariedade humana. O roteiro tbm de Kar-Wai (seu primeiro em língua inglesa), nos revela, como matriz, um amor q surge dos melhores sentimentos humanos, q não é idealizado, mas ideal, pq nasce da empatia, do compadecer-se de alguém q não seja vc mesmo. Em contraposição, ele não esquece dos rumos sombrios e involuntários q o mesmo sentimento pode nos levar, sem subestimar a força avassaladora q pode ter. Afinal, quando se trata de emoção, a razão é incapaz de explicar (sobre essa questão vai a dica de outro presente, dessa vez da parte de Mike Nichols: Closer).
O filme é paciente, amadurece juntamente com seus personagens, não tem grandes saltos de euforia, se mantém num ritmo intimista, quase q praticamente como um olhar de uma singela e única câmera de vigilância, exatamente igual à do café do adorável Jeremy (Jude Law)...acredito q dessa forma os personagens se tornam relamente de carne e osso, como pessoas com as quais cruzamos todos os dias na rua, estão lá, e estão aqui entre nós, através desse conto sensato sobre o relacionamento humano.
Ainda com as participações mais q especiais dos tbm sempre competentes Natalie Portman, Rachel Weisz e um David Stratheirn iluminado q salta aos olhos na interpretação do atormentado Ernie.
Aiaiai...e eu me apaixono cada vez mais..a cada dia...
Aufwiedersehen!!

Nenhum comentário: