E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Mãe eu quero mexer com Arte!

O título em questão, se refere a um dia em q eu resolvi desabafar com a minha mãe...era madrugada, depois de uma balada e eu soltei em alto e bom som: "Mãe, eu quero trabalhar com arte!" (lógico q eu falando assim, abertamente, parece meio engraçado, assumo). Mas foi assim, q eu pela primeira vez disse em voz alta o q eu sempre senti aqui dentro de mim. Eu quero arte, eu quero lidar com isso, com a essência, a estética, as pessoas, a sensibilidade, a paixão e tudo q a acompanha. Pra mim, escolhi a sétima. De onde vem o meu fascínio?Da natureza embelezadora do resultado da ação artística...o q significa q os caras, OS CARAS mesmo, eles têm sentimentos, eles (os artistas), passam por perrengues, eles fazem besteira, eles têm umas idéias, tudo exatamente igual a nós, mas seja o q tudo isso for no momento, eles constroem algo belo no lugar, uma luz!
Carlos Drummond de Andrade, por exemplo, quando estava se mudando da sua eterna Belo Horizonte para o Rio de Janeiro, terra de novos desafios..."apenas exerceu seu ofício" em forma de algo do tipo:

Não serei o poeta de um mundo caduco.
também não cantarei o mundo futuro,
estou preso a vida e olho meus companheiros
estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças
entre eles considere a enorme realidade,
não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas(...)
O tempo é minha matéria, o tempo presente, os homens presentes, a vida presente.
Há mais tempo, um Gonçalves Dias longe de sua pátria, um Brasil do séc. XIX, também exerceu seu ofício (e aliás, faço das palavras dele, as minhas):
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer encontro eu lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.(...)
E um adorável Cartola..o sambista compositor e vice-versa, ao ser intimado a mostrar à q veio, não deixou por menos e improvisou na hora um sopro otimista de pura melodia...
A sorrir eu pretendo levar a vida
pois chorando eu vi a mocidade perdida
Finda a tempestade
O sol nascerá
Finda esta saudade
Hei de ter outro alguém para amar
A sorrir eu pretendo levar a vida
por chorando eu vi a mocidade perdida
E por ai vai...beleza, pura beleza!!E de todos os jeitos, e no nosso país...na nossa música, na nossa Literatura, no Cinema, na rua, nas Fotos, na Comédia, na besteira, é só saber apreciar a seu gosto, todo seu!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ainda bem q este blog existe.
Ainda bem q vc está postando td isso!
E ainda bem q estou lendo!!
Beijos