E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

cara de paisagem way of life...

Que dia...que dia...acho q tenho compensado bem os meus descompromissados, loucos, estranhos, e ociosos primeiros seis meses do ano. Hj teve de tudo um pouco...Estava muito agitada ontém, demorei demais pra dormir... o fds não foi nada além de trabalho e limpar o meu cafofo..nem uma cervejinha sequer, pq eu tô broke total no final do mês e sabe como é... porém tive um dia iluminado graças a dois filmes: revi (agora q estou "acordada") Beleza Americana de 1999, o premiado e maravilhoso filme de estréia de Sam Mendes. E finalmente consegui assistir a um filme q há tempos quero ver: Sexo, Mentiras e Videotapes, tbm estreando na direção de um longa, em 1988, o então jovem de 26 anos, Steven Sodenberg, o mesmo dos tantos Oceans´eleven, twelve, etc...não consigo decidir qual é melhor, ambos perfeitos!Além da riqueza artística, estética e do conteúdo inteligentíssimo sobre relacionamentos humanos dos filmes, o q é raro, ambos tiveram reconhecidos seus dotes não-convencionais deslumbrantes...

Bom, mas na verdade nem é sobre isso q eu quero falar nesse post...enfim, acordei muita cansada, por não ter conseguido sossegar a cuca no dia anterior, mas finalmente cheguei na aula...lá cada dia dou mais risada...é demais a troca de experiências, mais do q um curso de alemão, faço um intensivo intercultural, é louco demais...agora temos um colega chinês...(tava faltando gente do Oriente), mas o melhor foi voltando a pé depois da aula...troquei mais idéia com a minha colega russa, gente boa demais...e não sei se já comentei aqui, mas tenho uma certa fascinação por aquele país...graças a dois títulos de Dostoiévsky (q mesmo realisticamente descrevendo sua terra mãe nos livros, não deixa de nos encantar com a magia das sombras e dos becos russos): Irmãos Karamasovi e lógico, Crime e Castigo. Foi muito interessante conversar com ela (num inglês meio atordoado q acaba nos unindo nesse começo) sobre o fim da URSS, Stalin e sua loucura ditatorial, a distância gritante q hj separa os pobres dos ricos...e q outrora (aparentemente pelo menos), não existia...sem palavras...

Foi nessa conversa q durou três quadras grandes, as quais eu deveria subir mais rapidamente normalmente e q acabaram por quase me matar no resto do caminho pra chegar na hora no trabalho, mas valeu a pena (saio da aula e vou direto pra "casa" fazer almoço e ficar por lá até as 19h mais ou menos...). Chego lá meio afoita ainda com a corrida pra chegar apenas um minuto atrasada...aqui, quando eles precisam q eu entenda mesmo (pelo menos no meu caso), não se diz q vai desenhar, mas se fala inglês e não alemão...ehehhe....chiquérrimo né?Bom, nem tanto...tive q escutar, logo assim, na lata, de cara q o meu serviço não estava satisfatório...poisé...é ai q surge a famosa "cara de paisagem", uma cara q eu tenho usado muito por aqui...ela não significa desprezo, orgulho, ou nada de ruim...mas tbm não representa nada de bom...é apenas a cara de quem tá aprendendo, de quem simplesmente não sabe o q fazer, mas de alguém q sabe q não pode se dar ao luxo de dar um piti, de ter auto-piedade...(usei muito essa cara tbm pra quando as pessoas estão conversando em alemão em ritmo acelerado e eu não entendia nada...e tbm pra quando alguém me perguntava alguma coisa).

Naqueles poucos segundos da hora da crítica, dentre todas as mil coisas q passam pela sua cabeça, com certeza a primeira não é: "pera ae, eu preciso escutar o q ele diz, será q ele não está certo?"...mas sim um bom e velho: "what??". É, não é fácil ser criticado...muito menos quando vc tá se matando...cansado pra caramba com tudo, e fazendo um esforço tremendo pra arrumar cada detalhezinho, tudo, totalmente diferente do seu jeito de agir. Mas a real é q a crítica era cabível, e eu sabia disso. Eu sabia q não estava dando meu máximo nos últimos serviços, e é difícil demais aceitar.

Pra ajudar um pouco mais...a pequena trouxe duas "amiguinhas doces" para brincar...meu Deus, se eu pudesse eu fazia outra ode aos homens aqui...Ô mulherada!desde pequenas!!são três...duas bem geniosas e autoritárias (eu as caracterizo como adultas, pq a personalidade já ta pronta, não tem o q dizer, além das três falarem alemão fluentemente aos seis anos!ahahaha...),e outra um tanto quanto subjugada por elas...elas brincavam normalmente, quando aconteceu um briga...e a subjugada foi isolada...agora me digam, como é q a tia aqui esperava resolver o pepino com seu alemão prosaico??Poisé...uma das tiraninhas chorava...outra começava a lacrimejar e eu no meio...bom, não sei com, mas saiu um (tipo o Slot dos Goonies falando...), "todas sejam amigas", "brinquem juntas", "venham aqui" e "não faz mal"...e não sei como deu certo...uma pequena vitoria no final da tarde..as trÊs voltaram às boas enquanto eu me recuperava de um ataque cardíaco...se bem q, como diria a minha amiga, pra eu morrer de ataque fulminante eu demoraria dois dias...ASSIM SEJA!Amén e...

AUFWIEDERSEHEN!!

4 comentários:

Anônimo disse...

Eh Van... queria flar q eu achei esse post engraçado, mas talvez vc fique chateada, então achei o seu post mto interessante e angustiante ao msm tempo... rsss...
Van, comenta o "Felicidade não se compra". Acho q é a minha melhor lembrança cinematográfica dos tempos de viralata.
Bjao

Isa Bela disse...

gente.. fantástico!!!! juro q eu queria ta escondidinha p ver vc tentando aconselha-las a serem amiguinhas novamente.. elas três, aos 6, 7 anos, sei la, falando alemão perfeito [nem imagino como seja uma criança falando alemão]... e fico tentando lembrar qual das duas personalidades eu era qdo criança.. a dominatrix ou a dominada?! ahhahaha gente...

e qual foi a bronca? pense q seus "pais" estavam acostumados com cristine-way-of-life.. pode ser q eles estejam estranhando, não q vc esteja fazendo mal.. enfim..

e eu aqui na batalha contra o megaupload.. q no meio do download do filme resolveu travar.. enfim.. argh! alugar é mais facil ainda!

te amo, flor

beijo

Anônimo disse...

olha o fuuuumo vanessa!
haha
tomo o famoso "píto" entao?
ééé vaneide...se sacode ae pra não vira chucruts...haha...
to imaginando as 3 alemãzinhas tretando em alemão e chorando...não da pra sabe o q eu faria...mais acho que ia ser complicado...que bom que vc se saiu bem né tia van...haha
a russa é bonita?
haha

van..preciso trampa...se cuida e para de mosca e anda logo pra num atrasa...ahh...num sei se é um filme a altura do seu conhecimento cinematográfico mais assista ligados pelo crime...se vc quiser né...é co forest whitaker, kevin bacon...achei bem massa

bjo!

Unknown disse...

é van...
algumas críticas, ainda mais as construtivas e válidas, nos tornam sábios!!!
faz parte de nosso amadurecimento..
o importante é manter o autocontrole!!!
força na "picura" ae!!!rs
e boa viagem pixuca...
te amo
bjo