E tem mais...

(...)

Um monte de coisa misturada..

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Valer-se do cinema para melhor conhecer o mundo

Começo essa postagem com uma super dica da hora apreendida através de uma experiência recente no dia de hj: tentem evitar descer escadas de madeira com pantufas de pelúcia e um notebook nas mãos, isso pode acarretar em uma queda brusca e ininterrupta, dor recorrente no popô e o q é o pior de tudo, quebrar o computador!

Enfim...como vcs podem comprovar, (pq eu consegui postar isso aqui), o note ficou bem no final...e eu tbm...já tava com saudade das minhas quedas...mas agora chega.

Ontém eu assiti a um filme, depois de uma semana na seca cinematográfica... "Virgin Territory"...recém saído do forno, de 2007 se eu não me engano, não sei dizer se é um filme adulto, adolescente, só sei q tinha humor...estrelado pela garota do seriado OC pra quem curtia...e hj a tarde consegui assistir a um nacional, Sem controle, com o Dudu Moscóvis....

Antes de cair em um equívoco aqui e dizer q eu não ando lá com muita sorte pra filmes nesses últimos dias...e aproveitando a situação, já q eu ainda não tenho a bagagem pra tentar escrever os 10 mandamentos dos cinpéfilos, deixo isso pro Léon Cacoff (organizador há 32 anos da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo)*:

1-Jamais pensar q um "filme" será visto em vão;
2-Não ver um "filme" com preconceitos;
3-Na dúvida, ao final de um "filme", não omitir opinião errada;
4-Não ter receio de mudar de opinião sobre um "filme" com o tempo;
5-Ver um "filme" com distanciamento para não condenar no presente uma obra que poderá ser cultuada no futuro;
6-Valorizar "filmes" q pela coragem de ser particulares podem ser universais;
7-Medir sempre seus próprios graus de tolerância e razão com filmes de manifestos humanistas;
8-Valer-se do cinema para melhor conhecer o mundo;
9-Reconhecer a sua própria ignorância, pois ninguém nasce sabendo (quem não reconhce a sua própria ignorância continuará ignorante - grifo meu);
10-Fazer críticas sempre construtivas e usar de todos os meios para difundir as boas idéias oferecidas pelo cinema e por todos os seus aliados nas artes, ciências e pensamentos.

...transcrevi esses "dez mandamentos" pra lembrar q eu não tenho porque criticar nenhum desses filmes q eu vi...e foi bom lembrar dessas sábias palavras.
Usei aspas em alguns dos "filmes" pq, pensando aqui com os meus botões, achei interessante q esses dez mandamentos tbm podem ser usados na vida se pensarmos bem...voltem a lê-los substituindo a idéia de filme por pessoa, acontecimento, comportamento, enfim, tudo q envolve relacionamento humano. Afinal, a vida imita a arte?


Bom vê-los por aqui...
Aufwiedersehen!!

*fonte: Cinema sem Fim: a história da mostra 30 anos (Imprensa Oficial), 2006.

Um comentário:

Anônimo disse...

queria ver esse tombo!
num vo pode comenta nada interessante pq faz mtoooo tempo q eu nã assisto um filme...não lembro nem qual foi o ultimo q eu assisti e falei...caramba, q filme massa...vida mto corrida né...haha
bjoo van!